sábado, 4 de maio de 2013

Feliz Aniversário! Jaboatão dos Guararapes comemora 420 anos


A segunda maior cidade do Estado de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, comemora hoje seus 420 anos. O município começou a ser fundado em 04 de maio de 1593, por Bento Luiz Figueirôa, proprietário do Engenho São João Batista, localizado onde hoje se situa o terreno do desativado Engenho Bulhões, onde em breve será construída a futura Escola Técnica do IFPE do município. 

Alguns historiadores apontam que mesmo antes de Bento Luiz, as terras do Engenho Bulhões, considerado o marco zero da cidade, haviam sido demarcadas por outros dois senhores de engenho: Gaspar Alves Purgas (1566-1584) e Pedro Dias da Fonseca (1584-1593). Mas só com a chegada de  Bento Luiz Figueirôa o engenho começou de fato a ser povoado, com a vinda de  várias pessoas com o intuito de levantar casas de moradia na parte situada entre os rios Jaboatão e Una. 

Já no ano de 1609, o senhor de engenho Antônio de Bulhões casa com D. Maria Feijó, a filha de Bento Luís de Figueirôa, recebendo como dote nupcial o Engenho São João Batista, que a partir desta data passa a se chamar Engenho Bulhões.


Nos anos de 1648 e 1649, Jaboatão foi palco de duas grandes guerras, conhecidas como a Batalha dos Guararapes, que expulsou os holandeses do Brasil. O episódio aconteceu no Monte dos Guararapes e culminou no término das invasões holandesas do Brasil, no século XVII. É no monte dos Guararapes que se localizada ainda Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, uma das mais belas e antigas do Brasil, construída em 1565. 


Em 24 de maio de 1873 o povoado passou a categoria de vila e em 1884 foi separado de Olinda e elevado a categoria de Cidade, passando a ser chamado Jaboatão dos Guararapes. Em 1892 Jaboatão teve seu primeiro prefeito, Joaquim Xavier Carneiro de Lacerda, dono do Engenho Bulhões.


Desde então a maior parte dos prefeitos de Jaboatão foram senhores de engenho, até que em 1947, Manoel Rodrigues Calheiros assume a prefeitura e se torna o primeiro prefeito comunista do Brasil. Por este motivo, Jaboatão ficou conhecido na época como "Moscouzinho", referência a cidade de Moscou, da antiga União Soviética.  

Outro fato interessante e que muita gente se pergunta são as origens do nome Jaboatão. Uns dizem que o nome Jaboatão veio de uma referência ao terno indígena "Yapoatan", uma árvore que existia na região e era utilizada para fabricar mastros dos navios. Mas de fato, esta árvore nunca foi encontrada, nem mesmo em pinturas. Outra teoria é de que o nome Jaboatão significa cágado, ou seja, algo que se anda devagar. Por este motivo, os governantes da época teriam criado a história da árvore, pois pegaria mal uma cidade referência a um animal que anda lentamente. Por enquanto, nada foi provado e a história  da árvore é a ensinada nas escolas. Já o termo Guararapes foi incorporado em homenagem a Batalha do Monte dos Guararapes. 

Eu poderia passar o dia inteiro descrevendo a história desta cidade que, apesar de todos os problemas, eu aprendi a amar. Nasci no Recife mais minha primeira residência foi em Piedade. Depois voltei para o Recife e cá estou novamente. Passei 20 anos da minha vida em Jaboatão (tenho 29 anos) e torço para esta cidade ter a posição de destaque que ela merece. 

Mas para não me alongar muito, deixou vocês com o melhor blog que conta a história do nosso município, o Jaboatão dos Guararapes Redescoberto, do nosso amigo James Davidson. Lá você encontra toda história do município, além de muitas curiosidades, como por exemplo, que a câmara de vereadores de Jaboatão é mais antiga que a prefeitura. Sabia? Então parabéns Jaboatão! E confiram mais detalhes da nossa história no Jaboatão dos Guararapes Redescoberto

Nenhum comentário: