quinta-feira, 2 de maio de 2013

Comissão de lideranças quer separar os bairros de Cavaleiro e Curado de Jaboatão

Publicado no Portal NE10 de hoje (02/05)


O município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, poderá ser dividido. É que uma comissão formada por representantes da comunidade está interessada na emancipação dos bairros de Cavaleiro e Curado (e suas subdivisões), o novo município se chamaria Cavaleiro dos Curados. As lideranças viajam a Brasília na próxima terça-feira (7) para acompanhar a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 416 de 2008, no Senado Federal, que prevê a criação de novos municípios no País.

"Há um interesse da população pela emancipação do Distrito de Cavaleiro e do bairro do Curado. São quase 40 bairros reunidos, com 200 mil habitantes. Podemos comparar essa região com municípios como Abreu e Lima e Camaragibe. É um local com grande potencial de crescimento, somos responsáveis por 22% da receita de Jaboatão. Infelizmente, os recursos que deveriam ser aplicados aqui não estão chegando", conta o coordenador da Comissão de Emancipação de Cavaleiro dos Curados, Celso Souza.

Se o PLC 416/2008 for aprovado no Senado, as Assembleias Legislativas dos estados irão votar sobre a autorização dos novos municípios em cada Unidade da Federação. Em Pernambuco, existe o PLC 305/2011 que regulamenta esse assunto. A Comissão de Emancipação está fazendo uma campanha na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para a possível aprovação do Projeto no Estado.

"Se a Alepe também aprovar aqui no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral irá marcar uma consulta pública com os moradores da região, que deve ser na próxima eleição, em 2014. Após a consulta, caso a população seja favorável à emancipação, Cavaleiro dos Curados deve virar oficialmente um município em 2016, com direito a prefeito, secretários e vereadores", relata.

Ainda segundo Celso Souza, Cavaleiro foi município em 1963, através de um decreto. A região deixou de ser uma cidade com a Ditadura Militar. "Após 50 anos iremos dar ao povo de Cavaleiro dos Guararapes a oportunidade de ter a sua cidade de volta. A nossa população terá uma nova qualidade de vida", conta.

RESPOSTA - A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que existe um projeto contrário a criação de novos municípios no Congresso Nacional. Sobre a falta de investimentos por parte da Prefeitura na região, a gestão municipal informou que tem investido em pavimentação de ruas, construção de escolas, de postos de saúde, além de obras nos morros nos bairros em questão. O executivo ainda ressaltou o investimento feito no bairro de Cavaleiro, onde R$ 15 milhões foram destinados à construção do mercado público do bairro.

Leia também: Cesar Ramos é contrário a divisão de Jaboatão e diz que Regionais de Elias Gomes servem para acomodar cabos eleitorais

Nenhum comentário: