sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sem sinalização exigida, draga que fará engorda das praias de Jaboatão é proibida de operar

Prefeitura diz estar resolvendo o problema, promete que o cronograma da obra não terá atrasos e será finalizada em agosto
Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
Sem sinalização exigida, draga continua parada no Porto de Suape
O início da dragagem da areia para engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, prevista para a última quarta-feira (08/05), foi adiado para a próxima terça-feira (14/05). O motivo foi uma nova exigência da Capitania dos Portos. “Depois de termos várias reuniões com a Capitania dos Portos apresentando e discutindo o plano de sinalização marítima fomos pegos de surpresa com a exigência apresentada ontem (quinta-feira 09/05). A Capitania exigiu uma sinalização luminosa que não se tem em Pernambuco. A empresa já mandou confeccionar em Curitiba e deveremos estar com tudo resolvido até Domingo”, explicou Heraldo Selva, vice-prefeito do município e coordenador do comitê responsável por monitorar a obra. 

Apesar do adiamento, a prefeitura de Jaboatão promete que o cronograma da obra não terá atrasos. “Essa draga tem uma capacidade de 6 mil metros cúbicos de areia, o que nos dá alguns dias a mais, dentro do projeto estabelecido. Com isso, não teremos atraso na obra e em agosto entregaremos uma nova praia aos moradores”, informou Roberto Rocha, engenheiro do município responsável pelo monitoramento da obra. 

Ainda segundo Rocha, o município tem cumprido todas as exigências dos órgãos reguladores. “Atendemos a todos os pedidos da Agência de Meio Ambiente (CPRH), Capitania dos Portos e Ministério Público Federal, para que no futuro não tenhamos impedimentos. Estamos aguardando uma audiência com a Capitania dos Portos, que deve acontecer nessa sexta ou na segunda-feira (13/05), para apresentar o projeto da nova sinalização, exigida por eles e poder na terça-feira (14/05) começar a jogar areia na orla”, explicou. 

A prefeitura explica ainda que novas boias estão sendo confeccionadas no canteiro de obras instalado na beira mar de Candeias e que as lanternas sinalizadoras vêm de Curitiba. A promessa é de que neste domingo (12) elas já estejam em Pernambuco. Assim que chegarem, o município promete que o equipamento será montado e a draga colocada no local da jazida, em alto mar, a 14 Km da orla de Jaboatão e a 2 km da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho. 

PROCEDIMENTO – Com a licença emitida pela Capitania dos Portos, a draga será autorizada pelo órgão a começar a operar. “A expectativa é que, na segunda-feira (13/05), os tubos sejam colocados no mar e a draga faça a primeira viagem na terça-feira (14/05). Nessa viagem acontecerá o acoplamento dos tubos à embarcação e jogada a areia na orla”, informou Roberto Rocha.

Nenhum comentário: