sábado, 13 de abril de 2013

Fique atento: Jaboatão inicia Campanha nacional contra gripe na próxima segunda (15/04)


Ação terá como público alvo os idosos, crianças e gestantes. Todas as Unidades de Saúde do município irão oferecer a vacina

Na próxima segunda-feira (15/04), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a campanha Nacional de Combate à gripe, que este ano tem como tema: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. A meta é imunizar até o dia 26 de abril, data em que se encerra a ação, aproximadamente 90 mil pessoas. 

Entre o público alvo que será beneficiado com a imunização, idosos (com idade acima dos 60 anos), crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município irão oferecer a vacina. Os postos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, 20/04, será o dia de Mobilização Nacional contra a gripe. Para isso, serão montados pontos de vacinação itinerantes, em associações de moradores, centros comunitários, creches, estações de metrôs, dentre outros locais.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gessyane Paulino, de todos os perfis que se encaixam no público alvo da campanha, serão os idosos, a principal meta. A vacina protege contra três subtipos. São eles: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. “Os pacientes com doenças crônicas, a exemplo de cardíacos, doentes renais e hepáticos, também poderão ser vacinados. Para isso, terão que apresentar autorização médica”, afirmou.

Dúvidas sobre locais de vacinação, horários e contatos das unidades de saúde da família, a população poderá entrar em contato com a Secretaria de Saúde, através da Coordenação do Programa Municipal de Imunização. O número é o (81) 3476.2866.

No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 32 milhões de pessoas. Já em Pernambuco, serão distribuídos cerca de dois milhões de doses. 

Nenhum comentário: