quarta-feira, 6 de março de 2013

Obras de contenção do avanço do mar avançam em Jaboatão

Após o dia 15/03 será iniciado o seccionamento do quebra-mar em 5 partes

   Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
Montagem do canteiro de obras na praia de candeias
Quem frequenta a praia de Candeias, nas imediações do Mercado do Peixe, em Jaboatão dos Guararapes, já começa a notar a movimentação de máquinas na região. Isso porque, no local, está sendo construído o canteiro de obras, que funcionará 24 horas como ponto de apoio para as equipes que trabalharão na contenção do avanço do mar. Além disso, os trabalhos de topografia (estudo e descrição de um determinado local) também estão em fase de desenvolvimento. Através desse levantamento topográfico serão possíveis as manutenções posteriores e o monitoramento.

Segundo Roberto Rocha, engenheiro da Prefeitura de Jaboatão responsável pelo acompanhamento da obra, o cronograma estipulado pelo projeto executivo está sendo cumprido. “Esse canteiro será o ponto de apoio para todas as equipes que trabalharão na obra e para as equipes da Prefeitura e da Eicomnor, empresa responsável pelo monitoramento ambiental. Além disso, a partir desse ponto, será construído o caminho que levará as máquinas ao quebra-mar, que será seccionado em 5 partes de 50 metros, sendo, para isso, retirados 100 metros do arrecife artificial, o quebra-mar, entre uma parte e outra”, explicou.

Rocha ainda informou os próximos passos. “Até 15/03 a OAS, construtora que está executando a obra, apresentará o plano de trabalho para a construção do caminho para o quebra-mar, que será iniciado na sequência. Além disso, paralelamente, o tubo que será acoplado à draga para trazer a areia do fundo do mar será montado”, disse.

A draga deve chegar à costa jaboatanense entre os dias 20 e 25 de março, iniciando imediatamente os serviços de dragagem e transporte da areia. No total o navio, com capacidade para 2,5 mil metros cúbicos, fará 4 viagens por dia, no trajeto de 14 km entre a jazida, localizada em mar aberto nas imediações da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho, e a costa de Jaboatão. Estima-se que sejam movimentados cerca de 1 milhão de metros cúbicos de areia.

Nenhum comentário: