segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sem infraestrutura adequada, bairros da zona sul de Jaboatão não estão preparados para receber novos moradores

Sem ruas pavimentadas, rede coletora e de tratamento de esgoto, bairros de Piedade e Candeias crescem sem planejamento urbano adequado

Sem infraestrutura adequada como ruas pavimentadas, esgoto e transporte público suficientes, a zona sul de Jaboatão receberá milhares de novos moradores nos próximos meses. Apenas com a inauguração dos conjuntos habitacionais Piedade Life e Praia de Piedade, prevista para este ano, estima-se que a localidade tenha um aumento de moradores em mais de 15 mil pessoas. 

Construídos pela iniciativa privada e financiados pelo programa do Governo Federal "Minha Casa Minha Vida",  esses habitacionais são direcionados à classe média e estão localizados no limite entre os bairros de Candeias e Piedade. As obras dos habitacionais começaram  há pouco mais de 3 anos, estão bem avançadas e algumas unidades já começaram a ser entregues. 

Mas a rapidez da iniciativa privada não é a mesma do poder público e várias obras de infraestrutura prometidas na localidade sequer saíram do papel, comprometendo a qualidade de vida dos antigos e dos novos moradores. 

A ampliação da Rua Aniceto Varejão até a Lagoa Olho D'água é um dessas obras que ficou apenas na promessa, o que demonstra claramente a dificuldade do poder público em acompanhar a demanda por novas moradias e o consequente crescimento das cidades.  

Localizada ao lado dos gigantescos residenciais Piedade Life e Praia de Piedadea rua Aniceto Varejão se liga a Av. Bernardo Vieira de Melo e seria o acesso principal a esses condomínios. Inclusive, muitos proprietários compraram os imóveis com a promessa das construtoras de que a Aniceto Verejão seria contemplada com obras. Em 2010, a própria prefeitura de Jaboatão prometeu publicamente obras de requalificação da rua, com o revestimento do canal e continuação da via até a lagoa Olho D'água, o que não aconteceu até hoje. Atualmente, no lugar da rua  existem habitações irregulares, além de um canal sujo e abandonado.


A partir deste trecho (final da rua) a Rua Aniceto Varejão é bloqueada por moradias irregulares. Logo em seguida, um canal se estende por onde deveria ser a rua
Mas os problemas de infraestrutura não se limitam apenas a Rua Aniceto Varejão. Na localidade onde os condomínios estão sendo erguidos não existe coleta ou tratamento de esgoto, a oferta de transporte público está saturada e a maior parte das ruas não são pavimentadas - "A prefeitura de Jaboatão começou a pavimentação de duas ruas no ano passado, antes da eleição. Apenas uma foi terminada, mas a Rua Aracatú está inacabada, com muita poeira e buracos" - reclama o morador Francisco Oliveira. 

As barreiras sociais e  de mobilidade entre o Espinhaço da Gata e as novas habitações


Parte abandonada da R. Aniceto Varejão. Canal e muros dividem comunidade dos novos condomínios.  Projeto foi aprovado sem contemplar vias públicas 
Caminhando na parte abandonada da Rua Aniceto Varejão é possível constatar como Jaboatão está crescendo de forma mal planejada e excludente. De um lado, os novos habitacionais com toda infraestrutura, enquanto do outro, a antiga comunidade do "Espinhaço da Gata". 

Existente há quase 30 anos, o Espinhaço da Gata cresceu às margens do bairro de Piedade e nunca viu o progresso chegar. Ruas sem pavimentação e esgoto a céu aberto fazem parte da rotina da comunidade. Água encanada só chegou oficialmente no ano passado. Outrora, os moradores se viravam com ligações clandestinas.

Os limites que dividem o Espinhaço da Gata dos novos habitacionais está demarcado por um canal sujo e improvisado. A alvenaria chegou apenas na margem do condomínio. O outro lado do canal continua na terra, num nível topográfico bem mais baixo e suscetível a futuros alagamentos. 

Além dos problemas de infraestrutura, a aprovação dos novos empreendimentos imobiliários criou barreiras sociais e na mobilidade de Jaboatão. Os terrenos onde foram construídos os habitacionais são totalmente murados e juntos possuem quase 70 mil metros quadrados, uma área correspondente a quase 10 estádios de futebol. São quadras e mais quadras fechadas, sem nenhuma rua de acesso  público cruzando as dezenas de prédios.  As 7 ruas que deveriam se estender da Rua Aniceto Varejão por dentro do empreendimento até a Rua Jangadeiro foram bloqueadas, isolando os antigos dos novos moradores e prejudicando a mobilidade da cidade. 


Maria José mora no Espinhaço da Gata
Maria José é dona de casa e uma das moradoras do Espinhaço da Gata. Desolada, ela vê o crescimento dos condomínios fechados, mas nenhuma melhoria na sua comunidade - "Faz 30 anos que moro aqui e nunca vi nenhuma melhoria. Seria muito bom que a prefeitura abrisse a Rua Aniceto Varejão e beneficiasse a nossa comunidade também. Essa obra traria o progresso e mais movimento para a nossa comunidade" - desabafa

Seta verde localiza o terreno onde os habitacionais estão sendo construídos. Você pode navegar pelo mapa e pelo Google Street  View para conhecer melhor a região. Vale lembrar que os conjuntos ainda não aparecem totalmente no terreno, pois a imagem captada pelo google já tem mais de 3 anos. 


Ver mapa maior

Em explicação ao nosso blog no ano passado, a prefeitura de Jaboatão informou que as obras na Rua Aniceto Varejão não começaram conforme o prometido porque a obra seria financiada pelo governo federal, mas em virtude dos cortes orçamentários, a prefeitura ficou sem os recursos necessários para tocar o projeto. A prefeitura não soube dizer quando a obra na Aniceto Varejão deve começar. Com relação as obras paralisadas na rua Aracatu, também não foi dado um prazo de quando a obra será retomada. 

Nenhum comentário: