segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Prorrogada por mais 3 meses proibição para novas construções na Lagoa Olho D'agua



Foi prorrogada por mais 3 meses a proibição de novas construções num raio de 500 metro da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão. A renovação do decreto municipal foi publicado no diário oficial de 2 de fevereiro. 

Pelo menos na prática, o decreto não serve de nada, pois as construções irregulares continuam a crescer indiscriminadamente, pois não existe qualquer fiscalização por parte da prefeitura. 

Enquanto as habitações irregulares crescem, as construtoras enfrentam uma situação difícil, já que elas estão sendo impedidas de construir e, consequentemente, aquecer a economia local.

A proibição de novas construções na região da Lagoa Olho D'agua foi decretada em maio de 2011, após a forte chuva que deixou toda a zona sul de Jaboatão completamente alagada. Na época, o prefeito Elias Gomes regulamentou o decreto afirmando que estudos de macrodrenagem da lagoa estavam sendo concluídos, num prazo de 3 meses. Até hoje os estudos não foram apresentados e o decreto veio sendo renovado sem nenhum critério.

Apesar de ainda não terem se manifestado publicamente, as construtoras tem criticado a gestão municipal pela demora na conclusão destes estudos, assim como do plano de desenvolvimento integrado da região. Sem estes estudos, o setor imobiliário, que tem grande interesse na região fica travado e sem poder investir, desaquecendo a economia de Jaboatão, justamente num momento sensível,  onde a arrecadação vem diminuindo e o município vem enfrentando um grave arrocho fiscal. 


Nenhum comentário: