quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mobilidade: as sofríveis calçadas de Jaboatão dos Guararapes

Dando continuidade ao tema mobilidade, hoje nosso blog vai abordar a situação sofrível a qual se encontram as calçadas de Jaboatão dos Guararapes. Sem calçadas adequadas, o município está longe de ser uma cidade onde o pedestre tem prioridade quando o quesito é mobilidade. Num passeio rápido pela zona sul da cidade, área considerada nobre e com alto IPTU, nosso blog fez vários flagras de veículos estacionados irregularmente, calçadas obstruídas por postes, comércio irregular, além de buracos e bueiros abertos. Confira nas imagens:

Rua Aniceto Varejão - Candeias, Jaboatão dos Guararapes
Na Rua Aniceto Varejão, nosso blog encontrou várias irregularidades. Num trecho da rua, um poste invade toda calçada e o pedestre precisa descer até a pista para continuar o percurso. Mas adiante, nas proximidades de uma loja de material de construção, a calçada tem um enorme buraco não sinalizado, dificultando a passagem dos pedestres, principalmente crianças, idosos ou os portadores de alguma necessidade especial. 

Rua Aniceto Varejão, nas proximidades da orla
Ainda na Rua Aniceto Varejão, num trecho de tráfego intenso, um caminhão de uma empresa de refrigerante descarrega no supermercado Soberano, em pleno horário de pico, obstruindo toda a calçada e obrigado os pedestres a se arriscarem em meio aos veículos. Moradores denunciam que a infração neste local é diária. E como sempre, nosso blog não viu nenhum guarda de trânsito neste local (os guardas de trânsito de Jaboatão parecem que evaporaram...). 

Ruas Aníbal Ribeiro Varejão (esq.) e Jangadeiro (dir.)
Apesar dos esforços recentes da prefeitura, que requalificou algumas calçadas no ano passado, nosso blog flagrou vários buracos abertos nas calçadas dos bairros de Piedade e Candeias. Na imagem, bueiros abertos na Rua Aníbal Ribeiro Varejão e na Rua Jangadeiro.

Se a situação na área nobre está deste jeito, você já pode imaginar como a periferia da cidade está. Mas este é assunto para outro post... 

Nenhum comentário: