terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Empresário denuncia que prefeitura de Jaboatão ignorou projeto de arborização gratuita em 2010

Pela proposta apresentada na época, a iniciativa privada seria responsável pela arborização gratuita das vias públicas de Jaboatão

Modelo das grades proposta pela empresa
Ontem o nosso blog publicou que a prefeitura de Jaboatão havia contratado uma empresa para arborizar a cidade, ao preço de R$ 1,8 milhões. A postagem repercutiu tanto que o empresário Paulo Freire entrou em contato denunciando que no final de 2009 apresentou um projeto de arborização gratuito à secretaria de meio ambiente de Jaboatão. Apesar da insistência do empresário, o projeto foi ignorado. 

De acordo com Freire, que é do ramo publicitário, o projeto de arborização foi desenvolvido por sua empresa, a Usina da Mídia, em parceria com a CDL Jaboatão e SINDICOM. Todos os custos de implementação seriam bancados pela iniciativa privada. Estes custos incluiriam as mudas, as grades de proteção padronizadas, além da manutenção permanente - "O nome do projeto seria Jaboatão Verde. Em 2009 procuramos o secretário Márcio Mendes e apresentamos a nossa proposta, que era de plantar árvores, instalar as grades de proteção e fazer a manutenção. O custo de todo projeto seria financiado pela iniciativa privada, que em troca colocaria as logomarcas, em tamanho padronizado, nas grades de proteção" - explica o empresário. 

Apesar da proposta de parceria com a iniciativa privada ser interessante e representar  grande economia aos cofres públicos, o empresário passou 2 anos tentando viabilizar a aprovação junto a prefeitura de Jaboatão, sem sucesso - "Passamos 2 anos brigando para que o projeto fosse aprovado, inclusive sendo enviado jurisdição que pudesse viabilizá-lo. Depois de todos esses anos sem resultado algum, recebo a noticia hoje através do seu blog, que foi licitada pelo valor de R$ 1.800.000 a compra de mudas para arborizar a cidade. Na verdade isso não me entristece, pois sou a favor de mais verde em nossa cidade. Me entristece a forma de como usam o nosso recurso de forma incorreta" - desabafa o empresário.

Paulo Freire nos contou ainda que o Projeto Jaboatão Verde incluiria, além do plantio e manutenção de mudas, a instalação de lixeiras para a coleta seletiva, tudo de forma gratuita. 

Confira a apresentação do projeto logo abaixo:




Nenhum comentário: