terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mobilidade de Jaboatão será abordada no blog durante este mês


Dia 1º de janeiro de 2013, no auditório de uma grande faculdade, o prefeito reeleito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), discusava para os presentes durante sua cerimônia de posse. - "Nossa gestão terá foco na sustentabilidade e na mobilidade humana. Vamos devolver as calçadas ao pedestres e construir ciclovias" - dizia o prefeito, anunciando logo em seguida a criação de uma secretaria especializada no tema.

Poucos minutos depois, Elias tentou dar o bom exemplo, montou numa bicicleta e partiu rumo a prefeitura de Jaboatão. No percurso tranquilo e de menos de 500 metros, o gestor foi guiado em segurança por guardas de trânsito, um privilégio que os ciclistas comuns não tem, numa cidade de 700 mil habitantes, mas que possui menos de 3 quilômetros de ciclovias. 

Mas os problemas de mobilidade em Jaboatão não se limitam apenas a ausência de ciclovias. Sem calçadas ou sinalização eficiente, os pedestres arriscam-se diariamente em meio ao trânsito infernal. Na Jaboatão do século XXI, uma simples calçada, faixa de pedestre ou sinal programado em favor do pedestre ainda é artigo de luxo.

E para tratar de todas estas questões e muitas outras, nosso blog começa a partir desta quarta-feira (16) a publicar postagens especiais tratando do tema mobilidade. Quais são as maiores dificuldades, que precisa ser feito, o que o município está fazendo e como a sociedade vem se organizando para cobrar melhorias na mobilidade de Jaboatão? Estas questões e muitas outras serão debatidas aqui no blog. Espero vocês!

Herbert Fernandes
Editor do blog

Nenhum comentário: