terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sem cachês pagos ou incentivos municipais, artistas de Jaboatão repudiam contração de Capital Inicial e festa da virada

Imagem da premiada peça "Canção do Fogo", apresentada na Mosteja em 2010
Artistas de Jaboatão estão nada satisfeitos com a realização da Festa da Virada, que terá como estrela da noite a banda brasiliense Capital Inicial. Após saberem da programação da festa, a Associação de Teatro de Jaboatão (ASTEJ) e a Ação Jaboatonense das Artes (AJA) divulgaram nota de repúdio ao evento, argumentando desvalorização do município aos artistas locais.

De acordo com as associações, artistas locais estão sem receber caches de festas antigas realizadas pela prefeitura. Além disso, o movimento acusa a prefeitura de ter cancelado a Mostra de Teatro de Jaboatão deste ano alegando não ter verba - "A XIII Edição da Mostra de Teatro de Jaboatão foi cancelada poucos dias antes da sua realização por falta do prometido apoio financeiro da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Todos os cancelamentos justificados como 'Falta de verba'. No entanto, vemos a Secretaria de Cultura de Jaboatão dos Guararapes agora trazer a Banda Capital Inicial para o Réveillon" - dispara a nota. O Cachê da banda brasiliense Capital Inicial gira em torno de R$ 200 mil. 

A nota diz ainda que o projeto da Mosteja passou por todos os trâmites exigidos pela pela secretaria municipal de cultura, tendo sido aprovada pelo conselho de cultura em Abril e a aprovação publicada no Diário Oficial do Município do dia 19 de junho deste ano. Mesmo com tudo aprovado, a prefeitura abandonou o projeto em cima da hora, deixando artistas e público indignados.

"A Mostra de Teatro de Jaboatão - MOSTEJA- é voltado ao público infantil e adulto, contribuindo na formação de plateia e educação ao teatro, contemplando o município com espetáculos de reconhecidas qualidades artísticas. Deixamos aqui nossos protestos a este tipo de atitude das nossas autoridades responsáveis pelo apoio às atividades culturais do Município. A produção local e os grupos de teatro selecionados para XIII MOSTEJA de 2012, agradecem ao Gestor Público do nosso Município do Jaboatão dos Guararapes este “ato de abandono!" - finaliza a nota de protesto. 

Nenhum comentário: