sábado, 27 de outubro de 2012

Jaboatão promove neste domingo caminhada em defesa dos animais


Para chamar a atenção da população sobre a defesa da causa animal, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promove neste domingo (28/10), a Iª Cãominhada.  Os interessados podem levar seus animais a partir das 14h, na Igrejinha de Piedade, local que será o ponto de concentração.  

Durante o ato, que começa às 15h30, haverá distribuição de panfletos educativos sobre os direitos dos animais e adoção. Além disso, haverá a coleta de assinaturas para a implantação do Pacto pela Vida Animal.

“Em parceria com as entidades ligadas a este trabalho, queremos mostrar o nosso interesse em contribuir com a causa e a 1ª Cãominhada quer despertar na sociedade a relevância de debater sobre o tema e, acima de tudo, sensibilizar as pessoas para não maltratarem os animais.”, afirma a secretária Executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas, Karla Menezes.

Lei aprovada em 2010 em Jaboatão garante esterilização gratuita de animais, mas 2 anos após aprovada, lei continua apenas no papel

Em 1 outubro de 2010, a câmara de vereadores de Jaboatão sancionou a lei 450/2010, que trata da responsabilidade da prefeitura de esterelizar animais de estimação de forma gratuita. Pelo texto da lei, famílias que não tivessem condições de esterelizar seus animais, poderiam levá-los a clinícas veterinárias privadas, que fariam o procedimento em até 30 dias sem custos e, em seguida, seriam pagas pela prefeitura.

Na época,  o texto foi discutido com ONGs de defesa dos animais e ficou definido ainda que o Centro de Vigilância Animal de Jaboatão (cva), faria um cadastro dos animais da cidade.

Dois anos depois, o projeto que poderia tirar da rua centenas de animais abandonados, não vingou. Vale lembrar que uma esterilização de um cão ou gato é feita uma única vez e custa em média R$ 70, valor relativamente baixo comparado ao sofrimento destes animais e prejuízos que eles soltos nas ruas podem trazer à sociedade.

Vamos torcer para que esta lei seja cumprida pela prefeitura e para que esta caminhada seja o início do compromisso da gestão jaboatonense com a causa animal. Não adianta ficar só fazendo caminhas se nem mesmo as leis existentes a prefeitura coloca em prática.

Nenhum comentário: