quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Transporte público de Jaboatão começou a aceitar cartão VEM a partir de ontem, 1 de agosto

 Por Paulo Rocha, do Gazeta Nossa

Ontem, 01 de agosto, começou oficialmente a operação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Metropolitano em Jaboatão dos Guararapes. A partir de agora, todos os ônibus e vans do município tem de obrigatoriamente aceitar o cartão VEM no embarque. 

Segundo informações da Prefeitura de Jaboatão, pouco mais da metade da frota tem o equipamento instalado. Ainda de acordo com a prefeitura, o permissionário sem equipamento eletrônico terá de transportar o passageiro gratuitamente. Só não está dito como essa obrigação será fiscalizada.

Cerca de 100 mil passageiros utilizam o transporte público do município por dia, afirmou a gerente de Trânsito e Transporte de Jaboatão, Lúcia Recena. A expectativa é que o número de pessoas a utilizarem o novo sistema aumente em cerca de 35%.

Até o dia 8 de julho, dos 326 veículos cadastrados pelo Governo Municipal, 169 já possuiam instalado o equipamento de bilhetagem eletrônica.

Alex Sandro da Silva, Diretor Presidente da Cootrape e um dos maiores defensores da instalação da bilhetagem eletrônica ficou emocionado: “Agradeço primeiramente a Deus, por ter dado saúde, perseverança e sabedoria a todos que, diretamente ou indiretamente, contribuíram para realização deste grande projeto de vida de cada permissionário do nosso município, objetivando a sua sobrevivência e a satisfação de poder dar início à mudança na qualidade do serviço prestado à nossa população”, disse ele.
 
A população também agradece. Finalmente, depois de quase uma década discutindo o assunto, o cartão entra em operação. O que é preciso agora, e são também reivindicações antigas, é redesenhar as rotas e horários da vans, retirar os maus e péssimos motoristas e cobradores existentes, e principalmente fiscalizar, fiscalizar e fiscalizar.

A entrada da bilhetagem eletrônica melhorou a logística e trouxe carros novos, adaptados para deficientes, mas não cobriu os buracos das ruas, não educou motoristas que desrespeitam o trânsito e as pessoas nem trouxe segurança para que os veículos de transporte circulem durante a noite. Vamos comemorar, mas com os pés bem perto do chão.

Nenhum comentário: