terça-feira, 3 de julho de 2012

Estudos de impacto ambiental para obra de contenção de avanço do mar em Jaboatão aprovados

Imagem arquivo: Orla de Candeias - Jaboatão
Os estudos de impacto ambiental que a prefeitura de Jaboatão tanto aguardava para iniciar as obras de engorda e contenção do avanço do mar na orla do município finalmente foram concluídos pelo Instituto de Tecnologia de Pernambucano (ITEP). Quem adiantou foi o prefeito Elias Gomes, na última sexta-feira (29), na coletiva que anunciou seu vice Eraldo Selva.

De acordo com Elias, a autorização para que as obras possam se iniciar aconteceu já na sexta-feira passada - "A partir de hoje os estudos de impacto ambiental estão prontos e na semana que vem (esta semana) já vamos começar a licitar a obra. Vamos começar esta obra o mais rápido possível" - disse o prefeito aos presentes, sem citar a data de início das intervenções.

Pelo projeto, os 8 quilômetros da orla de Jaboatão ganharão uma faixa de areia de 30 a 40 metros. A areia necessária para a obra será retirada por dragas de jazidas de areia no mar do Cabo de Santo Agostinho. Este material será transportado por navios e em seguida lançado na orla de Jaboatão. O quebra mar, localizado em Candeias, também será modificado e terá algumas aberturas para permitir a circulação das correntes marinhas e reposição natural da areia na orla. A obra tem custo estimado de R$ 50 milhões, onde 15 já estão garantidos através do município. O restante virá do Governo Federal, que já aprovou o projeto.


Nenhum comentário: