terça-feira, 12 de junho de 2012

Prefeitura de Jaboatão concede título de pose a moradores de comunidades na Lagoa Olho D'água


Comunidade de Buenos Aires foi uma das beneficiadas
Mais de 100 títulos de posse serão concedidos amanhã (13) pela prefeitura de Jaboatão a moradores de comunidades carentes da Lagoa Olho D'água. De acordo com informações preliminares obtidas pelo blog, as comunidades de Buenos Aires, Malvinas, Dom Hélder, Carolinas, Nova Jerusalém, Asa Branca, entre outras foram beneficiadas. A solenidade de entrega acontecerá na Escola Zequinha Barreto, em Candeias. 

Com os títulos, moradores antigos dessas áreas passam a ter direito a posse do terreno, que foi ocupado irregularmente há dezenas de anos.

A decisão é positiva para esses moradores, mas é preciso que o município invista também em infraestrutura na região da lagoa, que foi ocupada sem qualquer planejamento ou controle urbano. Hoje não existe saneamento ou pavimentação e milhares de pessoas vivem em situação precária, expostas a alagamentos e doenças.

Vale lembrar que os títulos de posse emitidos são apenas para 100 moradores muito antigos da área. A prefeitura de Jaboatão e o governo do Estado anda fiscalizando a lagoa para evitar novas invasões. Novas construções e liberação de "habiti-ses" continuam bloqueados numa área de 500 metros da lagoa Olho D'água. A medida é para evitar novas construções e aguardar a conclusão dos estudos de macrodrenagem da região, que ficam prontos já no próximo mês de julho deste ano.

Todos moradores que vivem na área de proteção ambiental, de 100 a 200 da lagoa, já foram cadastrados e devem deixar a área em breve. Esses moradores serão realocados em apartamentos de interesse social. Em seguida deverá começar o projeto de revitalização e urbanização da lagoa, que já tem R$ 116 milhões garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nenhum comentário: