sábado, 16 de junho de 2012

OPINIÃO: Descaradas ou disfarçadas, campanhas antecipadas andam soltas em Jaboatão

Por Herbert Fernandes

Nesta semana, dois importantes pré-candidatos à prefeitura de Jaboatão foram denunciados pelo Ministério Público por campanha eleitoral antecipada. Elias Gomes (PSDB) já foi condenado a pagar multa de R$ 25 mil desde a última quarta-feira (decisão ainda cabe recurso). Já o pedido contra o deputado da bancada evangélica, Cleiton Collins (PSC), ainda não foi julgado.

Mas não são apenas os candidatos a prefeito que estão se antecipando na busca por votos. Candidatos a vereador, que geralmente tem menos visibilidade na mídia, também já saíram as ruas antecipadamente e usam alguns artifícios, como a criação de blogs, jornalzinhos, instalação de equipamentos de lazer, doação de cestas básicas, doação de metralhas cheias de lixo, anúncio em outdoors e faixas, etc. tudo para sair na frente dos outros na disputa eleitoral.

Cara de paus (ou espertalhões, como queiram)  só aparecem 3 ou 4 meses antes da época eleitoral. Viram praticamente os anjos da comunidade, se transformam em comunicadores, organizam reuniões, visitam áreas carentes, distribuem panfletos e, sempre com um sorriso no rosto, se colocam como os senhores da verdade.

Sem credibilidade qualquer, esses apresadinhos sem ética ainda tem a audácia de criticar seus parceiros, aqueles que também fazem campanha eleitoral fora da época. É o jogo do vale tudo, do engane os eleitores idiotas, da tentativa descabida de tentar, inclusive, manipular a opinião pública e os veículos de comunicação (e comunicadores) que tem credibilidade. Quanta audácia...

O joguinho sujo das eleições em Jaboatão já começou. Vamos agora torcer para que a Justiça Eleitoral não puna apenas os peixes grandes, enquanto as piranhas agem livremente tentando se alimentar vorazmente da ignorância e inocência do povo. Descaradas ou disfarçadas, as campanhas eleitorais antecipadas andam soltas em Jaboatão...

Nenhum comentário: