quarta-feira, 6 de junho de 2012

10 razões pelas quais Jaboatão não tem motivos para comemorar a semana do meio ambiente


Esta é a semana mundial do meio ambiente, mas infelizmente Jaboatão não tem muitos motivos para comemorar. Com políticas ambientais quase inexistentes, o município continua reprovado quando o assunto é preservação. Nosso blog preparou uma postagem mostrando as 10 razões pelas quais Jaboatão não tem motivos para comemorar este dia tão importante. Vamos conferir?

1. Maior lagoa do Brasil abandonada - apesar da maior lagoa  de formação de restinga em área urbana do Brasil, a Lagoa Olho D'água, estar localizada em Jaboatão, o município não sabe valorizar o título e importância econômica e socioambiental da lagoa. Há décadas a lagoa Olho D'água está degradada, assoreada e sendo destruída aos poucos. A consequência mais visível desta devastação pode ser sentida principalmente durante o inverno, quando a lagoa transborda em virtude do assoreamento e alaga toda zona sul de Jaboatão, deixando milhares desabrigados ou em situação de risco.


2. Sem saneamento - você que acompanha o blog já sabe que Jaboatão é a 9ª pior cidade em saneamento do Brasil, de acordo com estudos divulgados em 2011 pelo Instituto Trata Brasil. Hoje, nosso município possui apenas 1,7%  do seu esgoto tratado. Outro dado alarmante é que mais de 160 mil pessoas no município ainda vivem sem água encanada. Com números tão mesquinhos no setor de saneamento, Jaboatão caminha na contramão quando o quesito é preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.


3. Milhões de litros de esgoto - só para se ter uma ideia do impacto que a falta de saneamento causa no meio ambiente, apenas a Lagoa Olho D'água recebe de 35 a 45 milhões de litros de esgoto todos os dias, um problema sério que precisa ser enfrentado de vez por nossos governantes.  

4. Faltam guardas ambientais e equipamentos - muita gente não sabe, mas Jaboatão possui apenas 16 guardas ambientais, que trabalham em esquema de reversamento. A quantidade é insuficiente e seriam necessários, no mínimo 60, para dar conta da fiscalização no município. Outro problema é a falta de equipamentos. Hoje a secretaria municipal de meio ambiente possui apenas 1 viatura para a fiscalização de todo território municipal.


5. Falta de planejamento urbano e problema de habitação - durante décadas Jaboatão cresceu sem qualquer planejamento urbano. Sem fiscalização, vários locais que não deveriam ser habitados foram invadidos com o decorrer dos anos. Hoje, de acordo com o IBGE, 33% da população de Jaboatão vive em favelas. Isso corresponde a 225.550 mil pessoas vivendo nas margens dos rios, lagoas, canais, em áreas de risco ou que deveriam ser de preservação ambiental. Outro dado alarmante é a quantidade de funcionários que deveriam fiscalizar e evitar novas ocupações irregulares: são menos de 20 funcionários  para monitorar todo município, o que contribui cada vez mais para a invasão de novas áreas e com a degradação do meio ambiente. 


6. Um rio esquecido - outro grande problema ambiental do município é o Rio Jaboatão. Totalmente poluído, o rio teve suas margens ocupadas de forma irregular com o passar dos anos. Hoje o rio Jaboatão recebe todo o esgoto da parte antiga da cidade, que acaba desembocando no mar sem qualquer tratamento. O rio também está assoreado e alguns trechos está cheio de lixo e entulhos jogados pela população menos consciente.

7. Desmatamento e queimadas - com quase 1/3 da população vivendo em favelas, as árvores e vegetações típicas de cada região também não são poupadas.  Hoje os moradores fazem o que querem e árvores são cortadas nas ruas sem qualquer punição, inclusive pela própria prefeitura, durante a execução de obras de ampliação de ruas.  Plantios para repor essas árvores e recuperar áreas degradadas até existem, mas não na mesma velocidade da degradação. A população mais consciente, muitas vezes, acaba contribuindo e, na ausência do Estado, plantam mudas e tentam amenizar os impactos provocados pela falta de políticas ambientais. 


8. Faltam campanhas educativas - outro problema em Jaboatão é a falta de campanhas educativas. Apesar de existirem algumas campanhas nas escolas, a população no geral não tem acesso a informações que auxiliem a preservação do meio ambiente. Sem informação ou incentivo do poder público, as pessoas jogam lixo em qualquer lugar, esgoto nas ruas, matam animais, cortam e queimam nossa vegetação. Está na hora dos nossos governos, em todas as esferas, começarem a investir mais em campanhas educativas, não só nas escolas, mas na TV, jornais, internet, etc. 

9. Orla poluída -  apesar de ser o único espaço de lazer democrático de Jaboatão, a orla de Jaboatão sofre com o avanço do mar e com o lixo. O avanço do mar parece que será resolvido em breve, com a prometida obra de engorda. Já o lixo jogado pelos frequentadores, o problema parece estar longe de ser resolvido. Todo final de tarde é mesma coisa: a praia fica imunda e é necessária uma faxina para que no outro dia este importante espaço público seja novamente utilizado. Será que não está na hora da prefeitura começar uma campanha educacional mais intensiva para que o povo não jogue lixo em qualquer lugar?


10. O problema do lixo - a coleta seletiva em Jaboatão já existe, mas infelizmente cobre uma parcela mínima da população. Hoje a coleta seletiva cobre apenas alguns prédios da orla. No restante da cidade faltam opções de coleta seletiva e a população não tem como destinar o lixo reciclável aos locais corretos. Como em muitas ruas de Jaboatão sequer existe pavimentação, a dificuldade de acesso impede, inclusive, a coleta normal. Resultado: em muitos pontos da cidade o lixo se acumula nas ruas, trazendo problemas de saúde e causando prejuízos ao meio ambiente. 


E você que acompanha o blog, concorda com os pontos descritos neste post? Conhece algum desrespeito ao meio ambiente em Jaboatão? Gostaria de fazer sugestões de como o município pode melhorar a preservação do meio ambiente? Deixe seu comentário! Agora você pode comentar com seu perfil do Facebook, Orkut, Gmail, Yahoo, entre outros. Participe! Clique no campo COMENTÁRIOS logo abaixo deste post e deixe sua opinião.








Nenhum comentário: