terça-feira, 22 de maio de 2012

Prefeito Elias Gomes fala dos "Desafios do inverno" e explica como Jaboatão tem se preparado

Por Elias Gomes

O inverno está chegando e com ele esvai-se a tranquilidade de milhares de habitantes do Grande Recife. Em Jaboatão, as chuvas atingem proporções ainda mais desafiadoras. E elas são preocupantes em todos os bairros. Jaboatão Centro e Cavaleiro enfrentam sérias dificuldades com as áreas de morro, Muribeca, o entorno da Lagoa Olho-d’água e a área das praias sofrem com os alagamentos, e as enchentes do Rio Jaboatão castigam uma grande região banhada pelo rio. Além da combinação desses fatores, o município foi vítima de quase três décadas de descaso e inoperância do poder público municipal período em que o Recife, por exemplo, reduziu drasticamente o problema dos morros. 

Nem obras paliativas foram suficientemente realizadas nem se cuidou de tomar providências estruturantes para mais longo prazo. Este ano, porém, em que pesem os problemas que ainda são muitos, o município se prepara para enfrentar o inverno de forma diferente. Culminando três anos de muito esforço, o problema será enfrentando em duas vertentes: na Defesa Civil, através de operação comandada pela Secretaria de Serviços públicos mas que envolve todo o governo. No que se refere às obras, Jaboatão conclui a mais ampla intervenção de sua história na limpeza e reurbanização de 20 canais, alguns com obras de revestimento como o de Rio das Velhas e Garapeira, no desentupimento de galerias nos bairros, na pavimentação e drenagem das principais vias de tráfego com prioridade para as que fazem parte do corredor de transporte coletivo – o que não puder ser pavimentado a tempo será drenado e receberá reforço de brita ou cascalho para evitar a formação de buracos – e nos morros, com obras de muro de arrimo e escadarias. 

Entre fevereiro deste ano e o mês de junho estão sendo gastos mais de R$ 50 milhões de recursos do município para que sejam reduzidos ao mínimo possível os transtornos causados por um inverno mais rigoroso. Nos morros, além das obras, cuida-se da distribuição de lonas para colocação nas encostas em áreas onde os moradores ainda não puderam ser atendidos em obras de contenção, além de estarem sendo retirados das regiões mais críticas famílias que se encontram em risco devido ao perigo de deslizamentos. No final de abril, mais de 80% das ações previstas para serem realizadas até junho já estavam concluídas, o que mostra o empenho de todos para evitar o pior. Embora esteja cuidando do que é urgente, o município também se mobiliza para que o principal problema de enchentes seja resolvido com a construção da Barragem do Pereira, em Moreno, obra que deverá ser tocada pelos governo do Estado, com o apoio de todos os municípios metropolitanos.

Não estamos tranquilos, apesar de todo o esforço que está sendo feito pois sabemos da grande dimensão e da enorme demanda por providências que, como falamos, não foram adotadas de forma permanente e ininterrupta ao longo dos anos de abandono. O que está sendo realizado, porém, nos dá a certeza de que os problemas estão sendo enfrentados com a seriedade que o momento exige.

Elias Gomes
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário: