quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Para ter 100% de saneamento até 2020, Jaboatão precisará avançar 10% ao ano em coleta e tratamento de esgoto

 Imagem: Rua Nossa Senhora do Loreto, Jaboatão
Dando continuidade a nossa série de postagens para tratar do maior problema de Jaboatão, que é a falta de saneamento básico, hoje vamos tratar das promessas da atual gestão, que através do Plano Jaboatão 2020, promete que o município estará 100% saneado em até 9 anos.

Como muitos que acompanham o blog já sabem, Jaboatão está no ranking entre as 10 piores cidades em saneamento do Brasil. Hoje, nosso município possui apenas 8% de coleta e tratamento de esgoto, de acordo com estudos recentes divulgados pelo Instituto Trata Brasil. O restante dos resíduos são lançados in natura nos nossos manaciais, como na Lagoa Olho D'água, Rio Jaboatão, praias, etc.

Fazendo os cálculos, para que o município possa avançar de acordo com o planejado, Jaboatão precisará avançar, em média, 10% ao no que diz respeito a implementação de saneamento básico até 2020. Na visão de muitos especialistas esta meta não é impossível de ser alcançada. Contudo, as ações precisam ser implementadas desde já.

O que está sendo feito?

De acordo com a secretária municipal de desenvolvimento da cidade, Fátima Lacerda, o município tem total consciência da precariedade do saneamento. Ela enfatiza que ao logo de décadas passadas o planejamento e investimento na área foram quase nulos. 

A secretária explica que atualmente Jaboatão está desenvolvendo um plano de Macrodrenagem de todo município. O objetivo é mapear os pontos críticos para só então começar a agir em parceria com o Estado na busca de recursos. O plano terá seu relatório final concluído até novembro deste ano (2011).Ainda de acordo com Fátima Lacerda, a responsabilidade de investir no saneamento é da Compesa e o município tem a obrigação de apenas orientar as ações.

Já a Compesa explica que nos próximos meses estará iniciando uma parceria público privada (PPP) que deverá resolver o problema do esgoto sanitário em toda Região Metropolitana do Recife em até 10 anos. Os investimentos serão na faixa de R$ 3,5 bilhões, mais contrapartida da Compesa de R$ 500 mil. No total, 14 municípios da região metropolitana, inclusive Jaboatão, deverão ser beneficiados. A promessa é de que esses municípios tenham 100% de saneamento básico até 2020.

Nosso blog também procurou a assessoria de imprensa de Jaboatão para saber se o Plano Municipal de saneamento básico já havia sido concluído. Sem este plano, que funciona como um planejamento, Jaboatão deixa de receber financiamentos de união para investir no saneamento já a a partir do ano que vem. A assessoria nos informou que o plano já está pronto. Mas infelizmente este plano ainda foi não apresentado à sociedade, maior interessada e que sofre diariamente com os problemas provocados pela falta de saneamento básico. Estamos aguardando...


2 comentários:

DJALMA JUNIOR disse...

Planejar é importante, porém a população precisa de ações urgentes pois está excluída e abandonada e talvez não esteja viva para alcançar as ações para 2020.

Eleitor do Jaboatão disse...

Esse episodio entre a Gestão Elias e a Globo, dá tema para novela de Cordel, e já sugiro o tema:
PIOR SERIA SE PIOR FOSSE, ou
PIOR SERÃO COM A REELEIÇÃO.

Acho que Elias criou esta polemica sobre um fato irrelevante, por não ter um opositor, alias o bloqueiro deste já disse:
O opositor de Elias é sua própria Gestão.