quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Após repercusão nacional como pior cidade em saneamento, Jaboatão finalmente se pronuncia

Estudo do Instituto Trata Brasil feito em 2009 colocou Jaboatão ranking entre as 10 piores cidade em saneamento do Brasil

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE JABOATÃO

Os resultados apresentados pelo Instituto Trata Brasil são decorrentes de décadas sem investimentos em saneamento no município de Jaboatão dos Guararapes. Durante anos, as administrações públicas não priorizaram investimentos na área. Em janeiro de 2009, a atual gestão municipal tomou a frente do processo. O município procurou as esferas estadual e federal para reverter o grave quadro encontrado.

A Prefeitura mandou para a Câmara de Vereadores uma lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio de cooperação com o Estado de Pernambuco para gestão associada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, através do corpo técnico da Compesa, resultou em um diagnóstico que confirmou a gravidade da situação. O levantamento mostrou que mais de 190 mil pessoas em Jaboatão não contam com serviço de abastecimento de água. Hoje, o município tem um diagnóstico completo, áreas mapeadas e ações já iniciadas em diversas comunidades. Essas ações são acompanhadas através de reuniões e as atualizações feitas periodicamente.

O exemplo desse trabalho em parceria com o Governo do Estado foi a entrega, nesta quarta-feira, de 320 casas à famílias que viviam em condições precárias no entorno da Lagoa Olho d´água. O total chegará, nos próximos meses, a 1376 novas residências.

Nos próximos dois anos, Jaboatão terá o sistema de abastecimento d`água universalizado. No planejamento feito pela Compesa e Prefeitura, até o ano de 2020, o município contará com 100% de saneamento integrado que compreende abastecimento de água, esgoto e drenagem.

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Jaboatão dos Gurarapes, 29 de setembro de 2011

2 comentários:

Iágrici Lima disse...

Tô cansada dessa conversa e de não ver nada feito!!!

Eleitor do Jaboatão disse...

Elias desviou 57 milhões de uma emenda parlamentar de Sergio Guerra destinado a saneamento básico para o projeto chamado "engorda do mar", para beneficiar os imoveis a beira mar da elite de Piedade e Candeias.
É UM ABSURDO.