sábado, 28 de maio de 2011

Presidente do PTB critica a educação de Jaboatão

Por Luis Carlos Matos

É o óbvio ululante, como diria Nelson Rodrigues, que uma sociedade só se transforma pela educação. Não são os injustos IPTU´s, os mercados públicos fétidos, os esgotos a céu aberto, o insuficiente sistema de transporte público de passageiro, a falta de uma maternidade municipal, o trânsito caótico e outras mazelas denunciadas em campanha eleitoral, e não resolvidas até agora, que vão mudar Jaboatão dos Guararapes.
A educação, sim, é fundamental. Até porque um povo instruído se habilita a distinguir, pelo menos, quando um gestor fala a verdade.

Com a ansiedade de mostrar serviço, o mandatário de Jaboatão afirma que implantou eleição direta para escolha dos diretores das escolas municipais.

Se mudou os critérios para o acesso ao pleito pode ser até verdade, no entanto, o processo eleitoral já existia desde a década de 1990. Quanto ao fardamento escolar, esqueceu o prefeito que no ano de 2010 a sua distribuição, além de desorganizada, não atingiu a plenitude. Em 2011 ainda é uma incógnita.
A merenda escolar inseriu-se no mesmo contexto das quentinhas fornecidas por terceiros, conhecido instrumento que não satisfaz às necessidades das crianças da rede escolar, mas atende a interesses não republicanos maus vistos pelo Ministério Público.

Saudades das antigas merendeiras que faziam as refeições na própria unidade escolar.No que se refere ao “Plano de Cargos e Salários”, citado no artigo do burgomestre, é, na verdade, Plano de Cargo e Carreira, fruto de longas discussões e lutas da classe trabalhadora do ensino municipal.

De forma unilateral, no limiar do ano de 2010, período em que a categoria esteve de férias escolares, o referido plano sofreu várias modificações, retirando vantagens acumuladas dos profissionais do ensino, prejudicando centenas de servidores do município. Por outro lado, afirmar que os professores estão recebendo kit material incluindo notebook é pura fantasia.

Houve, sim, uma cerimônia “hollywoodiana”, no Centro de Convenções de Olinda, com direito a jogos de luzes, em que apenas cinco professores, representando os distritos municipais, foram contemplados com tal kit.

Até a presente data, só promessas como tantas outras. Diante deste cenário de incertezas, Jaboatão espera o bom senso de seu gestor no sentido de cumprir o prometido. O povo agradecerá.
Luiz Carlos Matos

Presidente do PTB de Jaboatão    

Nenhum comentário: