terça-feira, 1 de março de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO: Jaboatão e seu legislativo do "me ajude que eu te ajudo também"

O anúncio da formação de uma frente de oposição em Jaboatão dos Guararapes, liderada pelo Deputado Federal,  Silvio Costa Filho (PTB -PE), caiu como uma bomba na administração e aliados políticos do tucano Elias Gomes (PSDB). Se antes Elias governava com o apoio incondicional da câmara de vereadores, parece que agora o cenário pode começa a mudar. Se essa frente de oposição foi criada apenas como vitrine eleitoral para Silvio Costa Filho, ainda não podemos dizer. Mas o anúncio da formação desse bloco oposicionista nos faz refletir o fato de Jaboatão simplesmente não ter oposição.

Dando como exemplo o legislativo, hoje, na câmara de vereadores  de Jaboatão tudo funciona na base do apóio ao prefeito. É aquela velha e conveniente política do tapinha nas costas, onde o prefeito é o camarada. É a política do "me ajude que eu te ajudo também", muitas vezes em detrimento dos interesses da população e do município. Não estou aqui dizendo que a oposição deve apenas criticar e se opor a tudo, mas as críticas levantam a discussão e mantém acesa as chamas da democracia, que em Jaboatão andam meio obscuras.

Em Jaboatão, o que vale são as alianças políticas. Todos querem se manter no poder, até mesmo aqueles que não tem muita competência. Hoje, é mais conveniente não existir oposição. A câmara de Jaboatão simplesmente não tem voz e passa despercebida pela população. Na verdade, ninguém sabe bem o que acontece por lá. Parece ser mais cômodo dessa forma. Nem um site institucional a casa possui. E olhe que comunicar hoje em dia é o segredo do sucesso. Quem diga o governo Elias Gomes...

O legislativo de Jaboatão se atém a questões muitas vezes pequenas e irrelevantes, como aprovação de leis polêmicas e sem utilidade, como a obrigatoriedade dos restaurantes do município disponibilizarem fio dental. A lei foi aprovada, mas de tão insignificante não é respeitada.

O possível surgimento da oposição em Jaboatão já começa a incomodar os vereadores que deveriam fazer oposição mas resolveram apoiar o prefeito. O vereador Joás da Muribeca é um deles. O PSDC, partido do vereador, faz parte dos partidos que pretendem fazer oposição em Jaboatão. Mas Joás já concedeu uma entrevista a uma rádio afirmando que vai continuar do lado do prefeito. Em vários momentos, Joás chegou a baixar o nível e chamou Silvio Costa Filho de "palhaço". É dessa forma agressiva que alguns políticos discutem em Jaboatão.

Como cidadão, eu torço para que esse bloco de oposição  (e outros) se concretize e não seja apenas politicagem barata. Democracia é diversidade de opiniões. É ter oposição, diálogo e respeito. Jaboatão precisa de renovação política, de idéias diferentes. Só assim podemos acabar (ou minimizar) essa política da camaradagem, do "me ajuda que eu te ajudo também". E quem ganha é a população.


Um comentário:

DJALMA JUNIOR disse...

É fundamental em qualquer regime democrático que a oposição se faça presente. Ela é responsável pela fiscalização do poder executivo e também serve para dar sugestões a administração. Ela é a representante daqueles eleitores que não votaram no candidato eleito. Infelizmente em Jaboatão, e isso não acontece só na gestão de Elias Gomes, os nossos vereadores são meros "adesistas" onde a troca de favores prevalece. É impressionante você ter na câmara de Jaboatão praticamente todos os vereadores simplesmente de joelhos perante a administração atual.Não se tem um legislativo atuante que fiscalize as ações da prefeitura e os vereadores se deixam vender por ruas asfaltadas, limpeza de canais em suas áreas de atuação, ou melhor dizendo em seus CURRAIS ELEITORAIS. A sociedade civil organizada de Jaboatão, Intelectuais, artistas,ambientalistas, pessoas ligadas aos movimentos populares precisam acordar e cobrar dos nossos representantes uma postura pró-ativa no que diz respeito a legislatura.
São atitudes como desse "Joás da Muribeca" que tendem a denegrir a imagem do legislativo de Jaboatão e do nosso município.