terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tartaruga desova na orla de Candeias

Por Felipe Leite

A tartaruga tinha em torno de 80 anos e ainda não se tem certeza da espécie
 
Por volta das 19h da última segunda-feira (07/02) um fato inédito chamou a atenção dos moradores da orla de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. É que uma tartaruga, de espécie ainda não identificada e com idade aproximada de 80 anos, fez um ninho e despejou mais de 120 ovos na praia. A cena fez com que os moradores acionassem o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente do município, que logo mandou uma equipe ao local.

Segundo a gerente interina de meio ambiente, Walkiria Costa, o evento ainda não tinha acontecido no município. A partir desse momento todas as providências serão tomadas para proteger o ninho com os futuros filhotes de tartaruga. “Nós vamos cercar a área e colocar um toldo explicativo do lado, para informar a população sobre as tartarugas. Também faremos em parceria com o Grupamento de Meio Ambiente (Gama) e com o 6º Batalhão de Polícia Militar a segurança 24 horas do local para evitar saques e danos ao ninho. Também vamos acompanha-los até o nascimento que acontecerá nos próximos 60 dias”, disse.


Além desses órgãos, a Associação de defesa do meio ambiente de Pernambuco irá acampar no local para ajudar na vigilância e conscientização da população. É o que garante Manoel Tabosa, presidente da instituição. “Vamos ficar no local até o momento em que os ovos eclodirem e seguirem seu rumo em direção ao mar”, disse.


Um dos envolvidos na ação de proteção é o ambientalista Adriano Artoni. Ele, que já trabalha como voluntário do Ibama e do Projeto Tamar há 23 anos, está acampado no Recife acompanhando os ovos depositados em Boa Viagem e também acompanhará dando as coordenadas de como deverá ser feito o acompanhamento dos ovos em Jaboatão.


Artoni explica que os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir, neste período não pode sequer tocar na área para evitar a morte das tartarugas. Ele ainda informou que o caso de Jaboatão é um pouco mais delicado, pois a tartaruga depositou os ovos muito perto do calçadão, a uma distância grande do mar, por isso, quando os filhotes nascerem deverão ser transportados e soltos no mar. “A luz dos postes irá atrair os filhotes para a pista. Para evitar que eles morram, vamos ficar atentos e coloca-los direto no mar”, informou.


Segundo Adriano Artoni, o período de desova das tartarugas vai de março a setembro e outros casos poderão acontecer no litoral pernambucano, pois das oito espécies de tartaruga, cinco, desovam no litoral nordestino. Além disso, ele ainda ressalta que estes filhotes, em no máximo 25 anos, voltarão a este mesmo local para desovar e dar continuidade à espécie.

Nenhum comentário: