segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Famílias atingidas por enchente em Marcos Freire começam a retornar para suas casas

 Com informações de Felipe Leite

A chuva forte que caiu neste final de semana, deixou 25 famílias desabrigadas em Marcos Freire, Jaboatão. Por volta da meia noite do sábado (19/02), a água de um rio próximo das residências começou a subir e invadiu as casas.

Os moradores acionaram a defesa civil de Jaboatão, que enviou rapidamente uma equipe e retirou todas as famílias (100 pessoas) do local. A área foi isolada e a defesa civil do município começou um trabalho com uma retroescavadeira, que ajudou a desobstruir a passagem da água.

As famílias foram abrigadas provisoriamente na associação de moradores do bairro e receberam colchões, lençóis e alimentação da prefeitura.

Hoje pela manhã, com o nível do rio mais baixo, as famílias começaram a voltar para suas casas, mesmo com o perigo de futuras enchentes (vai entender, né...). Apenas seis delas continuam abrigadas na associação de moradores do bairro. A prefeitura explica que as famílias que não conseguirem retornar receberão auxílio moradia.

OCORRÊNCIAS – Até agora foram registradas 111 ocorrências em Jaboatão. Entre elas, os casos mais solicitados foram reposição de lonas e vistoria em áreas com deslizamento de terra, em barreiras. Para atender a todos os casos, a Defesa Civil do município está contando com o reforço de voluntários de várias secretarias do município. Além disso, ainda está sendo feito o monitoramento de todas as áreas ribeirinhas a fim de evitar maiores problemas.

“Vamos continuar monitorando todas as áreas, se for necessário vamos tirar moradores para evitar que catástrofes aconteçam. Nosso trabalho maior é na prevenção”, reforçou o coronel Luiz Dutra, gerente de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes.

Nenhum comentário: