domingo, 9 de janeiro de 2011

Em Jaboatão, roubo de areia ameaça ecossistema. Mesmo assim quase ninguém vai pra cadeia

Se tem um crime muito comum em Jaboatão é o roubo de areia. Na lagoa Olho D'água, em áreas de mangue, nas margens de rios, em matas e até mesmo na praia, os ladrões encostam uma carroça em plena luz do dia, cavam na maior cara de pau e levam o material, que é vendido em armazéns de construção ou utilizado como aterro. 

O que muitos não sabem (até mesmo boa parte dos criminosos) é que esse tipo de prática causa sérios danos ao meio ambiente, como assoreamento e degradação da vegetação, além da morte de vários animais. 

A fiscalização ainda é fraca, pois o Grupamento de Meio Ambiente de Jaboatão - GAMA - que é vinculado a secretaria municipal de Meio Ambiente ,  conta apenas com 16 guardas, que trabalham em revezamento  para fiscalizar todo município. Faltam material e  pessoal. Muitas vezes, as carroças não são apreendidas por falta de caminhão para transportá-las junto com os animais (veja vídeo abaixo). 

Mesmo assim, em 2010, os fiscais conseguiram apreender muitas pás. A falta de estrutura da Prefeitura de Jaboatão faz com que quase ninguém seja autuado  por crime ambiental. Na maioria dos casos, os criminosos pagam uma multa insignificante, são liberados e voltam a cometer o mesmo crime.

No vídeo abaixo, cedido pelo GAMA, veja um flagrante numa área em Muribeca.Para denunciar crimes deste tipo, entre em contato com o GAMA  através do fone 3462-6248.

Nenhum comentário: