quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Descaso de Jaboatão dos Guararapes com o saneamento básico


Por Adelson Veras*
 
No início deste ano, o INSTITUTO TRATA BRASIL, que estuda e faz pesquisas sobre saneamento básico, divulgou um estudo realizado em 84 cidades brasileiras. Jaboatão dos Guararapes apareceu com apenas 8% do seu esgoto tratado, ficando em sexto lugar entre as dez piores do Brasil.

O prefeito Elias Gomes, foi informado pelo INSTITUTO, que também solicitou informações sobre projetos e recursos para investimentos no setor. A surpresa foi que Elias Gomes apenas agradeceu a informação. De acordo com a lei 11.445/2007, os municípios têm um prazo até o final de dezembro deste ano para encaminharem para o Governo Federal o PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO para receberem recursos da União para investirem em 2011. 

Em Jaboatão, que apenas 8% do esgotamento sanitário é coletado e tratado, o restante é lançado nos nossos mananciais sem nenhum tratamento. A Lagoa Olho D'água é a mais penalizada com a falta de saneamento, provocando o assoreamento e afetando a biodiversidade da maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil.

Em quase dois anos de governo, o prefeito, agora anuncia um valor de 2,4 milhões para elaboração do Plano de Saneamento Básico. Esperamos que seja verdade e que o prefeito cumpra com os compromissos assumidos e não fique apenas na imprensa se lamentando e dizendo que ainda está arrumando a casa.

Antes assumir, falou em um governo de ruptura, mas elevou o número de secretarias de 11 para 20, dobrou o número de prédios alugados para abrigar a nova estrutura e aumentou os salários dos cargos comissionados em até 60%. Sendo assim, fica difícil sobrar recursos para investir em obras estruturadoras, como educação, saúde e saneamento básico.

O povo aguarda as promessas, o calçamento das duas mil ruas e as cinco policlínicas. O IPTU, em alguns casos, aumentou em até 500%. Cadê os recursos arrecadados? O povo que saber.

*Adelson Veras (PR) é ex-assessor de planejamento de Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário: