sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Celpe troca fiação na lagoa e promete que vai parar de dar queda e faltar energia na região

Após diversas solicitações e denuncias dos moradores da Lagoa Olho D'Água (inclusive eu) contra a Celpe, finalmente uma providência foi adotada. Hoje a empresa resolveu fazer uma manutenção geral da rede do Parque Lagoa Olho D'água, em Piedade. Os fios antigos foram substituídos por cabos revestido por plástico, o que evita o choque com aves e possíveis interrupções. A medida acabou beneficiando também o meio ambiente, pois centenas de aves típicas da lagoa, como as garças, não correrão mais riscos de morrerem eletrocutadas enquanto sobrevoam na região da lagoa.

A fiação de postes nas margens da lagoa, que havia sido furtada há mais de 5 anos, foi novamente instalada, restando apenas a prefeitura de Jaboatão fazer sua parte e instalar as luminárias que foram furtadas. Os postes também ganharam nova numeração e os fios que estavam folgados e não recebiam ajustes há 11 anos, também foram reparados.

Os moradores da Lagoa Olho D'água vinham sofrendo com constantes quedas de energia e interrupção no fornecimento. A frequência das ocorrências era alta, anormal ao estabelecido pela regulamentação. Alguns moradores tiveram eletrodomésticos queimados. A Celpe só tomou providências após denúncias dos moradores na Annel (Agência Reguladora de Energia Elétrica), que solicitou a Celpe providências, com risco de multa.

Como agir caso você enfrente o mesmo problema?

Muitas pessoas não sabem como agir caso enfrentem problemas de queda constante de energia ou interrupções frequentes no fornecimento. Vou explicar como agir para ter seu direito a um serviço de qualidade respeitado.

 Problemas com quedas de energia e variação de tensão:

1º passo - O primeiro passo é entrar em contato com a Celpe, através do 0800 081 0196. Você deverá informar o problema e registrar uma reclamação. Informe detalhadamente o horário e dia das quedas ou variações. A Celpe terá até 30 dias para solucionar o problema. Não esqueça de pedir o número do protocolo, pois é a através dele que você terá a prova que reclamou e poderá acompanhar a sua solicitação.

2º passo - Caso o problema não seja solucionado e a sua energia continue tendo quedas ou variações de tensão,  você poderá pedir uma medição de tensão. A Celpe instalará um equipamento na fiação da sua rua e outra no transformador. Esse equipamento ficará um tempo fazendo a medição de tensão e você receberá os resultados através de carta em até 30 dias. A instalação desse equipamento é gratuita. Você só paga uma taxa de R$ 5,35 se nenhum problema for encontrado.  De posse dos resultados, a Celpe deverá solucionar o problema.

3º passo - Se mesmo depois da medição e algumas reclamações na Celpe, você continuar tendo problemas, o passo seguinte é registrar uma reclamação na Aneel (agência reguladora do setor elétrico). A reclamação pode ser feita através do site  (www.aneel.gov.br) ou pelo telefone 167. Descreva detalhadamente o problema, informando o número dos protocolos que você pegou com a Celpe. A Celpe terá até 30 dias para solucionar definitivamente o problema, sob pena de multa ou sanções que podem ocasionar, inclusive, a perda da concessão pública. É muito importante que você acompanhe tudo com disciplina e volte a entrar em contato com a Aneel caso nada seja feito nos prazos. Não desista. Dá um pouco de trabalho mas vale a pena ver o problema resolvido no final.

Problema com falta de energia:

Se você perceber que no seu bairro falta energia depois das quedas  ou variações de tensão, siga os passos acima que o problema será resolvido. Caso falte muita energia no seu bairro, fique atento! Você terá direito a descontos na sua fatura, de acordo com a legislação.

A Celpe deve informar na conta de energia a "DURAÇÃO E FREQUÊNCIA DAS INTERRUPÇÕES". Essa medição deverá ser feita mensalmente. Existe uma meta a ser cumprida na sua região. Caso essa meta seja ultrapassada, além de você ter direito a descontos, a Celpe poderá ser multada pela Aneel. Para maiores informações clique aqui


Nenhum comentário: