segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Calamidade: no Loreto, ônibus atola e precisa ser guinchado

Rua Nossa Senhora do Loreto é um dos acessos à dezenas de comunidades na Lagoa Olho D'água e ao bairro de Jardim Piedade

Imagem: Gilvanise Motta

 Caminhão precisou ser guinchado para sair do buraco

A chegada do verão não é sinônimo de menos problemas para os moradores do Loreto, em Jaboatão. A principal via do bairro, a Rua NSª. do Loreto, está cheia de crateras e esgoto correndo a céu aberto. Nem veículos grandes, como ônibus e caminhões, estão conseguindo trafegar pela rua. 

A moradora Gilvanise Motta, mas uma vez entrou em contato com o blog e enviou o flagra: um ônibus do transporte alternativo tentou desviar dos buracos pelo canto da calçada e acabou ficando atolado. O coletivo precisou ser guinchado com a ajuda de um caminhão."Estamos abandonados aqui no Loreto. Já quebrei meu carro várias vezes. Estou desesperada, pois cada dia que passa o problema fica pior e a prefeitura não faz nada, só promete" - lamenta a moradora. 

Os motoristas do transporte alternativo também não estão gostando nada da situação e já ameaçam deixar de circular nos trechos mais críticos da rua, o que deixaria milhares de pessoas sem transporte. 

Há quase dois anos, os moradores reivindicam melhorias na rua. Nosso blog, a TV Globo, TV Tribuna, Gazeta Nossa, Portal Pizón, TV Jornal, além de diversas rádios, já denunciaram o problema. A prefeitura emite nota afirmando que vai resolver, mais nunca cumpre o prazo estabelecido por ela mesma. Dia 3 de Setembro passado, a secretaria de infra-estrutura informou que faria serviços emergenciais na rua, mas como estamos vendo nas imagens, a prefeitura seque apareceu por lá.

Nem a Igreja histórica Nossa Senhora do Loreto escapa do descaso

A visão turística e cultural de Jaboatão anda em baixa. Nosso município já não possui praias (em virtude do avanço do mar) e as Igrejas históricas existentes estão abandonadas. A Igreja Nossa Senhora do Loreto é uma delas. Localizada na rua de mesmo nome, a igreja foi construída em 1660, possivelmente como pagamento de promessa após  a ocupação holandesa. 

Chegar na igreja é quase impossível. As pedras de paralelepípedo que um dia pavimentaram a rua estão soltas. Nas calçadas, buracos abertos deixam a precária rede de esgoto a mostra. Os moradores dizem que dezenas de pessoas já caíram nos buracos e tiveram ferimentos graves. Eles lamentam que o município não valorize os pontos históricos.

Nosso blog resolveu contar quantos buracos estão abertos nas calçadas da Rua Nossa Senhora do Loreto. Pasmem! São mais de 40!

Outra igreja abandonada é a Igrejinha de Piedade, na orla do município. As paredes da igreja se transformaram em "mijódromo"  por falta de banheiros públicos. Que situação!

Nenhum comentário: