sábado, 24 de julho de 2010

Prefeitura recolhe animais mortos e ossadas das margens da Lagoa Olho D'água

 Imagem feita agora pouco. Prefeitura retirou dezenas de ossadas de 
animais das margens da Lagoa Olho D'água
.
Agora pouco, a prefeitura de Jaboatão recolheu dezenas de ossadas de animais nas margens da Lagoa Olho D'água. Dois caminhões e uma máquina retroescavadeira auxiliaram os funcionários da limpeza urbana.  Mesmo sabendo do problema, que se arrasta há anos, a prefeitura de Jaboatão só resolveu agir e "desfazer" o cemitério de animais após denúncia dos moradores numa emissora de tv. 

Como a lagoa está totalmente abandonada pelo município e não existe nenhuma fiscalização para coibir os criadores, em breve os animais voltarão ser jogados nas margens da lagoa.

Criadouros não são fiscalizados

Não são apenas aos moradores da lagoa que esses animais mortos deveriam preocupar, mas a todos os jaboatonenses, pois se trata de um problema de saúde pública. Criadouros clandestinos se multiplicam em Jaboatão, sem que haja nenhuma fiscalização do município. Os animais são abatidos sem nenhuma higiene e a carne é vendida nas principais feiras livres da cidade, de acordo com denúncias de moradores que preferiram não se identificar temendo represálias - "Muitos criadores de gado matam animais doentes e vendem na feira de Prazeres" - denunciam.

Num breve passeio pela lagoa é possível ver rebanhos circulando livremente, inclusive por ruas e avenidas movimentadas. Alguns bovinos se alimentam do lixo jogado pelos moradores. O gado também traz parasitas às residências, como os carrapatos - "Aqui tem muito carrapato. Eles vivem contaminando nossos animais domésticos. Nossos cães e gatos vivem sendo tratados contra carrapatos. Isso é um absurdo. A prefeitura deveria acabar com esses bois" - reclama a moradora Edneide Cabral.

Além do gado, porcos também são criados na Lagoa Olho D'água e em canais de esgoto. Pocilgas clandestinas podem ser encontradas em vários pontos da lagoa. De acordo com denúncia dos moradores, os animais são abatidos nas margens da lagoa sem nenhuma higiene e a carne é comercializada nas principais feiras livres de Jaboatão. Um risco à saúde da população que a prefeitura de Jaboatão parece ignorar, mesmo tendo conhecimento do problema. 

Um comentário:

Inaldo Pessoa disse...

Pior que o povo come essa carne, podendo contrair doenças. A secretaria de saúde deveria fiscalizar esse povo que cria animais de grande porte, fazendo um cadastro desses animais. Assim seria possível saber quem joga esses bichos na lagoa, além de saber a procedência da carne.