quarta-feira, 7 de julho de 2010

Iluminação pública de Jaboatão às escuras

Depois que o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) constatou possíveis irregularidades em contratos da empresa terceirizada que prestava serviços de iluminação em Jaboatão, a Proeletra e Engenharia e Serviços Ltda, o serviço de iluminação pública no município entrou em colapso.

Na ocasião, secretário de serviços urbanos de Jaboatão, Evandro Avelar, se apressou em dizer à imprensa que os contratos eram da administração passada e que não mais existiam. O serviço de troca de lâmpadas, que antes funcionava bem, hoje está um caos. Não estou querendo dizer que os fins justificam os meios, mas de fato, atualmente a iluminação pública de Jaboatão está às escuras.

Não é difícil circular pela principais vias do município e encontrar escuridão. E o pior: se você resolver telefonar solicitando a troca das lâmpadas vai se deparar com um serviço de péssima qualidade. O telefone disponibilizado à população (3343-5615) vive ocupado e quando você finalmente consegui fazer o telefone chamar, ninguém vai atendê-lo.Realidade muito diferente da administração passada, onde as solicitações eram atendidas imediatamente e sem problemas.

Outra reclamação é de que os atendentes não registram o protocolo, de acordo com a legislação. Dessa forma, caso o pedido não seja atendido, você não terá como reivindicar e provar que você fez a solicitação. Dá para acreditar?

O comentário nos bastidores do poder é de que o setor de iluminação pública de Jaboatão passa por uma grave crise, desde março deste ano, depois do cancelamento de contratos com a Proeletra. A recomendação é de que apenas as solicitações mais graves sejam atendidas. A instalação de luminárias está suspensa até última ordem, assim como a troca de lâmpadas com tempo útil de vida ultrapassado, mas que ainda estejam funcionando de forma precária. A pergunta que não quer calar é : até quando?

Nenhum comentário: