segunda-feira, 28 de junho de 2010

Prefeitura de Jaboatão afirma que desassoreamento da Lagoa Olho D'água depende de liberação de órgãos ambientais

 Foto divulgação, por Eduardo Braga/Site oficial Prefeitura de Jaboatão

 Em reunião, Eduardo campos afirmou que obras de desassoreamento
da Lagoa Olho D'água dependem de autorização de órgãos ambientais

O site da prefeitura de Jaboatão acabou de noticiar que o prefeito Elias Gomes esteve com o Governador Eduardo Campos e solicitou a execução de obras emergenciais no município. Entre as obras, Elias citou a importância da macrodrenagem da zona sul (litorânea) do município, além de obras de desassoreamento da Lagoa Olho D'água. 

Sem explicar mais detalhes, a prefeitura de Jaboatão afirmou que o governador disse que as obras de desassoreamento da Lagoa Olho D'água dependem ainda da liberação de órgãos ambientais. Jaboatão disse ainda que o governador tem todo interesse em executá-la, contudo, não foi mencionado um prazo.

Nosso blog acrescenta que não existe projeto pronto para as obras de dragagem da Lagoa Olho D'água. Dessa forma, não há nenhum impedimento de órgãos ambientais para a execução de obras de desassoreamento, pois ainda não existe nenhum estudo de impacto ambiental realizado na lagoa. 

Mesmo assim, a intenção do prefeito Elias Gomes em levar o problema da Lagoa Olho D'água ao governador Eduardo Campos foi positiva. Mas o que queremos mesmo é que o município de Jaboatão desenvolva um projeto de dragagem para a lagoa (assim como executou para a reconstrução da beira mar) e apresente esse projeto para obter financiamentos do PAC 2.


ASSOREAMENTO DA LAGOA OLHO D'ÁGUA AFETA MAIS DE 200 MIL PESSOAS

 Imagem da Rua Jangadeiro, em Piedade. Falta de infra-estrutura e 
alagamentos sem solução infernizam a vida da população de Jaboatão há décadas

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado, o assoreamento da Lagoa Olho D'água afeta direta e indiretamente mais de 200 mil pessoas dos bairros de Piedade, Cajueiro Seco, Prazeres, Candeias, Barra de Jangada, Pontezinha, Sotave, Lagoa das Garças, Curcurana e dezenas de comunidades nas margens da lagoa.

Como já expliquei inúmeras vezes aqui no blog, a Lagoa Olho D'água está com menos de 80 centímetros de profundidade em virtude dos sedimentos que recebe de esgotos. Além disso, as ocupações irregulares nas margens da lagoa e o desmatamento de áreas de mangue também contribuíram para o assoreamento das suas margens, diminuindo drasticamente a profundidade da lagoa (no passado ela tinha mais de 8 metros de profundidade).

O resultado de toda essa devastação pode ser vista, principalmente no inverno, com os constantes alagamentos e pessoas desabrigadas nos bairros mencionados acima. Um problema que se arrasta há décadas sem que nenhum governo se manifeste interessado em solucioná-lo.

.

Nenhum comentário: