domingo, 11 de outubro de 2009

Lagoa Olho D'água: Cemitério de Animais Mortos põe em Risco Saúde da População


As imagens são fortes e causam indignação nos moradores. O antigo problema dos cemitérios clandestinos de animais nas margens da Lagoa Olho D'água parece não ter solução, incomodando a vizinhança e pondo em risco a saúde da população. Animais com a causa da morte desconhecida, são deixados, geralmente durante a noite, entrando em estado putrefação ao longo dos dias.

As imagens mostram um desses cemitérios na parte norte da lagoa, especificamente no parque Lagoa Olho D'água, em Piedade. No local, dezenas de ossadas misturam-se a vários cadáveres de cavalos e bois. Os moradores, que já estão cansados de ligar para a prefeitura para informar o problema, entraram mais uma vez em contato com a Gerência de Limpeza Urbana de Jaboatão solicitando a remoção dos cadáveres e fiscalização mais intensiva da área. Um caminhão da prefeitura foi mandado na última segunda-feira (05/10), mas a falta de equipamentos adequados para a remoção dos animais fez com que a equipe fosse embora e os animais mortos permanecessem no local até hoje.



OPINIÃO

Não é de hoje que animais mortos são jogados nas margens da Lagoa Olho D'água, muitas vezes próximos das residências. A novela se estende graças a incompetência do poder público, que não fiscaliza a área e não pune os responsáveis. Identificar os criadores não é difícil, mas a prefeitura cruza os braços e pede apenas que os moradores informem quando os animais forem jogados, para que sejam removidos, o que muitas vezes demora ou, simplesmente não acontece, como nessa semana que se passou.

Os moradores do parque Lagoa Olho D'água há mais de 20 dias solicitaram um serviço de limpeza na comunidade. A prefeitura acatou o pedido, mas nunca cumpriu com dia marcado.

Além dos animais mortos, o lixo se acumula nas margens da lagoa. Vale salientar que boa parte desse lixo foi jogado pela própria prefeitura. Na época,
um serviço de limpeza dos canais estava sendo realizado . O lixo retirado, ao invés de ser jogado em local apropriado, era lançado dentro da lagoa. Na Ocasião, existia um convênio entre a prefeitura de Jaboatão e o SENAI. Os alunos do SENAI eram os condutores dos caminhões que jogavam o lixo dentro da Lagoa (parece que eles não tiveram aulas de educação ambiental nem de legislação). Tudo foi financiado com o dinheiro do PROMIMP (Plano Nacional de Qualificação Profissional) e coordenado pela prefeitura de Jaboatão.

O tempo passou e a prefeitura até mandou recolher o lixo, mas o serviço foi tão mal executado que boa parte permaneceu no local, criando pontos de lixo, onde a população menos consciente passou a deixar todo tipo de entulhos, inclusive os animais mortos. O mais surpreendente é que os moradores pagam uma taxa anual de mais de R$ 80,00 (no IPTU) apenas de coleta de lixo. Um absurdo tendo em vista a má eficiência do serviço.

Esperamos que essa situação seja resolvida o mais rápido possível, pois além do fedor e da poluição da lagoa, os moradores correm o risco de serem contaminados por algum tipo de doença. Esperamos que, além de recolher os animais, a prefeitura faça a devida investigação da causa morte desses animais, pois é preciso investigar de que (e como?) esses animais estão morrendo. A saúde das pessoas não pode ser tratada com tanto descaso...


COMENTE ESSE POST CLICANDO NO LINK ABAIXO COMENTÁRIOS. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE NA LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA LAGOA OLHO D'ÁGUA!

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é um perigo para a saúde das pessoas! Se os animais fosse jogados na beira mar a prefeitura retiraria... eles acham que na lagoa não vive gente!

José Luiz