quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os Problemas de Barra de Jangada

No início desse mês estive em Barra de Jangada para conferi de perto a situação da comunidade. Apesar dos notáveis esforços por parte da Prefeitura de Jaboatão para melhoria do local, Barra de Jangada ainda está longe de ser um bairro com boa qualidade de vida para a população.

Localizada no final do bairro de Candeias, entre o estuário do rio Jaboatão e a Lagoa Olho D’água, Barra de Jangada possui uma densidade demográfica considerada alta, com dezenas de blocos de apartamentos, onde vivem milhares de pessoas. Esses blocos residenciais surgiram na década de 80. Hoje eles dividem espaço com centenas de ocupações irregulares que foram crescendo ao seu redor. Resultado: a população cresceu sem nenhum tipo de planejamento e, conseqüentemente, sem infra-estrutura.

Atualmente a comunidade sofre com problemas de alagamentos, com os buracos nas principais vias (adjacentes nem se fala...), falta de saneamento, lixo nas ruas, desorganização do trânsito, falta de áreas de lazer, poluição, entre outros. Durante a visita do blog, os problemas mais visíveis foram o lixo espalhado e a enorme quantidade de buracos.

Na Rua Cruz Alta, em frente ao Terminal de Ônibus de Barra de Jangada, crateras abertas dificultam a passagem dos Carros. O problema se estende até a Rua Criciúma, onde o esgoto entupido há quatro meses incomoda os comerciantes. “Esse esgoto está aberto aqui há muito tempo e ninguém da prefeitura toma uma providência. Eu mesmo já tentei desentupir mais não adianta, a água do esgoto sempre retorna, pois a lagoa assoreada dificulta o escoamento da água” – reclama o vendedor de frutas Severino Laurentino.

Outro problema da comunidade é a falta de áreas de lazer. As antigas quadras de futebol e basquete estão abandonadas. Os equipamentos estão enferrujados, quebrados e o que não falta é lixo espalhado e mato.



A prefeitura de Jaboatão reconhece os problemas da comunidade e algumas ações estão sendo executadas. Durante a visita, encontrei com uma equipe da limpeza urbana que estava implantando o projeto Ponto Verde, que consiste em plantar árvores em antigos pontos de lixo. Serviços de capinação e limpeza também estavam sendo executados nas Ruas Manuel Felipe Santiago, Dário Ferraz e Porto Alegre.
De acordo com João Gomes, chefe do núcleo de limpeza urbana de Jaboatão, foram eliminados 13 pontos de lixo e 20 mudas de árvores foram plantadas na comunidade. Ele reconhece que ainda é pouco, mas mesmo assim está otimista e acredita que a população vai colaborar e evitar jogar lixo nas ruas fora do horário de coleta. Ele ainda afirma que as pessoas que insistirem em jogar lixo nas ruas poderão ser multadas. Sobre os buracos nas vias não recebi nenhuma resposta da prefeitura.

E Você, o que acha do Projeto Ponto Verde como alternativa de eliminar pontos de lixo da cidade? Deixe sua opinião clicando em COMENTÁRIOS logo abaixo. Utilize seu Login e senha do Google (Orkut, gmail, blogger, etc) para comentar.



Um comentário:

Anônimo disse...

Deus me livre desse lugar...