segunda-feira, 22 de junho de 2009

Na Mídia: Ruas alagadas incomodam os moradores da comunidade de Suvaco da Cobra

Do Portal Pe360Graus

Na comunidade de Suvaco da Cobra, no loteamento Novo Horizonte, em Jaboatão dos Guararapes, não o nome do lugar que incomoda os 15 mil moradores, mas a situação das vias.

Na Rua da União, a água empoçada já virou lugar para lodo e até mesmo para peixes e mosquitos. Na Rua Manoel Felipe Santiago – que liga Curcurana, no Cabo de Santo Agostinho, a Barra de Jangada – também muita lama e buracos.

O morador Abraão Afonso de Barros Ferreira, que vive em frente a um campinho de futebol, brinca: “No verão, eu tenho um Maracanã. No inverno, eu tenho um pesque-e-pague”. Outros moradores arregaçam as mangas para ter um caminho para andar. André Matias de Melo coloca grama e terra dentro da água para fazer uma pequena passarela “para a gente passar”, diz.

A comunidade de Suvaco da Cobra fica ao lado da Lagoa Olho d'Água, mais conhecida como Lagoa do Náutico. Sem drenagem adequada, quando chove, a rua invade as ruas do lugar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando esteve em Pernambuco, em março de 2008, disse que seriam investidos cerca de R$ 98 milhões de reais para recuperar a lagoa e para obras de saneamento e construção de 1.400 casas populares. A verba viria do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Até agora, porém, as melhorias são apenas promessas.

De acordo com o assessor da secretaria de Serviços Urbanos de Jaboatão, George Ribeiro, a verba não foi liberada por problemas nos projetos elaborados pela gestão anterior. “Estamos reavaliando os projetos, 32 ao todo, e fazendo outros. Em 30 dias, vamos apresentar à comunidade um novo projeto e depois encaminhá-lo ao Governo Federal”, disse.

Fonte: Pe360graus

Nenhum comentário: