sábado, 28 de fevereiro de 2009

Escavadeiras estão limpando Canal de Setúbal e Lagoa Olho D'Água

Ontem noticiamos que as obras de revitalização da lagoa, incluindo a dragagem, provavelmente iriam começar nessa segunda-feira (02/03). Confirmamos que não se trata da revitalização, mas sim da limpeza do Canal de Setúbal. A informação foi publicada agora a pouco no Blog de Jamildo - Jc On Line - Leia:

Elias reúne secretariado para iniciar limpeza de canais

POSTADO ÀS 16:47 EM 28 DE Fevereiro DE 2009

O prefeito Elias Gomes reuniu-se com representantes de oito secretarias municipais que estarão participando de uma operação para a limpeza de canais e pontos de alagamento durante os próximos 60 dias. Nesta segunda (2), duas máquinas iniciam as operações no Canal de Setúbal, em Prazeres.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Manutenção, Evandro Avelar, apenas 10% do município tem esgoto (Conjunto Dom Helder e URs) e todo o restante da rede de esgotamento atualmente se liga à drenagem, inclusive em grandes condomínios e prédios comerciais.

A Secretaria de Serviços Urbanos recebe cerca de 30 a 40 pedidos de limpeza de canais e canaletas por dia desde o início da gestão Elias Gomes. A perspectiva é que o serviço se torne contínuo durante os quatro anos da gestão, dada a demanda acumulada.

Nesta segunda, 80 homens vão começar a operação. A Prefeitura também disponibilizará 5 caminhões, 2 escavadeiras, uma retroescavadeira e um caminhão sugador. O programa ganhará ainda gradualmente mais 100 homens, um caminhão-pipa, três retroescavadeiras, duas escavadeiras e 11 caminhões.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S. A atitude do prefeito Elias Gomes é muito boa, porém, não basta apenas limpar os canais, pois com o assoreamento da lagoa em estado avançado (a lagoa tem menos de 80 centímetros de profundidade na área mais funda), mesmo os canais estando limpos, a água não terá para onde ir e os alagamentos serão inevitáveis. A dragagem e a revitalização da Lagoa Olho D'Água devem se tratadas por esse governo como prioridade. A lagoa Olho D'Água deve ser encarada pelos atuais políticos como uma oportunidade, não como um problema a ser evitado!

.

Nenhum comentário: