terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vereadores de Jaboatão apresentam resistência a maior transparência da casa

Última tentativa de criação da TV Câmara foi em 2011. De lá pra cá projeto encontra-se engavetado

Post atualizado com a informação de autoria do projeto da TV Câmara 

Em Janeiro deste ano, quando tomou frente da mesa diretora da câmara de vereadores de Jaboatão, o vereador Ricardo Valois (PT), assumiu o compromisso público de trabalhar em prol da transparência da casa, além de tentar aproximar os vereadores da população. Mas ao que tudo indica, a tarefa está sendo nada fácil, já que muitos vereadores continuam resistentes às mudanças e veem qualquer tentativa de tornar público o que acontece no legislativo uma constante ameaça. 

Valois tem muitas ideias interessantes, como criar um site mais moderno e sempre atualizado, além de dar prosseguimento ao projeto de criação da TV Câmara, que num primeiro momento teria transmissão através da internet. Mas nos bastidores do poder, vários vereadores tremem só de ouvir falar em transmissão ao vivo das planárias...

Apesar de não admitirem publicamente, alguns parlamentares vem fazem de tudo para que a câmara continue sem qualquer contato com o povo, para que ninguém saiba ao certo o que se passa lá dentro. Alguns já chegaram até a propor que, caso a TV câmara seja criada, que não haja transmissões ao vivo e que todo audiovisual seja editado e filtrado, para mostrar apenas o conteúdo que eles querem. 

Vale lembrar que o projeto da TV Câmara foi apresentado em 2009 pelo vereador petita Robson Leite. Em 2011, o antigo presidente da Câmara, o vereador Neco (PSC), prometeu tirá-lo do papel, mas até hoje nada...  será que algum dia esse projeto se torna realidade? 

Nenhum comentário: