sábado, 2 de fevereiro de 2013

Jaboatão se organiza para regularizar comunidade no sítio histórico do Monte dos Guararapes


A prefeitura de Jaboatão anunciou na última sexta-feira (01) que pretende regularizar a situação das mais de 400 famílias que vivem no Córrego do Balaio, comunidade que cresceu irregularmente ao longo dos anos dentro do sítio histórico do Monte dos Guararapes. 

Sem citar datas de quando isso realmente acontecerá na prática, a prefeitura informou estar elaborando em projeto junto com a universidade federal de Pernambuco e com a Secretaria do Patrimônio da União. A intensão de regularizar a área também foi informada aos moradores durante uma reunião que aconteceu na semana passada. Os moradores, é claro, comemoraram. 

“Há anos esperávamos este momento, foram dias de aflição, de incerteza e medo, de um dia não ternos esse direito a moradia reconhecida. Mas agora vejo a competência dos envolvidos nesse projeto e a vontade do IPHAN, junto a União. Agora, acredito que teremos o nosso sonho realizado, a posse de nosso terreno” relatou emocionado Zinaldo Manoel da Silva, há 40 anos morador do local. 

Por enquanto, a prefeitura não deixou muito claro se o local receberá melhorias na urbanização após os moradores receberem o título de posse. Vamos torcer que sim, pois não adianta regularizar como vem sendo feito aqui na Lagoa Olho D'água e deixar os moradores abandonados e sem serviços públicos essenciais. 

O problema das invasões em Jaboatão é como um câncer, que precisa ser resolvido urgentemente, seja dando títulos de posse e fazendo os moradores pagarem impostos como qualquer cidadão; seja desapropriando as áreas invadidas para dar espaço a urbanização da cidade. Este é um tema bastante polêmico e que, até agora pelo menos, nenhum prefeito resolveu encarar com maior profundidade. Enquanto isso, e as invasões crescem descontroladamente, agravando ainda mais os problemas da nossa cidade. É preciso um melhor planejamento urbano em Jaboatão já!


Nenhum comentário: