quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mobilidade: faixa de pedestre é artigo de luxo em Jaboatão


Cruzamento das Av. castelo Branco e Aniceto Varejão, faixas de pedestre já desapareceram há muito tempo

Atravessar ruas e avenidas com segurança em Jaboatão é tarefa difícil para o pedestre. Sem faixas de pedestre na maioria absoluta das ruas, os veículos disputam espaço com o cidadão. Se o motorista for educado ainda sede espaço ao transeunte; caso contrário, o pedestre que deveria ter a prioridade na hora da travessia é obrigado a esperar para passar. Para os mais distraídos, o risco de atropelamento é grande. 

Apesar de estarmos no século XXI, ter uma simples faixa de pedestre ainda é artigo é luxo em Jaboatão. Mas pela lei, a obrigação de pintar as faixas de pedestre dentro do perímetro urbano é da prefeitura. E não apenas faixas onde existam sinais de trânsito: no final de cada rua, em cada esquina ou cruzamento, a prefeitura é obrigada a sinalizar e orientar que a preferência é de quem anda a pé, o que não acontece em Jaboatão. 

Requalificadas recentemente, as Av. Bernardo Viera de Melo e Ayrton Sena, principais vias da zona sul de Jaboatão, são o exemplo de como a cidade é mal planejada para quem anda a pé. As faixas de pedestre até existem na maior das vias citadas, mas a  sinalização das dezenas de paralelas que dão acesso a essas importantes avenidas, foi ignorada pelo município - "Várias vezes, carros que vinham pela Av. Bernado Vieira de Melo entraram com tudo em ruas paralelas na hora que eu estava atravessando. Quase fui atropelada várias vezes. Faixas de pedestres para sinalizar que a preferência é nossa seriam bem vindas" - reclama a comerciante Cecília Amaral. 

Em outras avenidas movimentadas, como no cruzamento das Avenidas Presidente Castelo Branco e Aniceto Varejão (Candeias), a faixa foi apagada a muito tempo e o pedestre precisa ter jogo de cintura se quiser atravessar em segurança - "É muito complicado atravessar aqui porque quando o sinal fecha para os carros, o outro abre e a gente não consegue passar. Se tivesse uma faixa aqui e um guarda de trânsito seria menos perigoso atravessar" - reclama o morador Josinaldo Batista. 

Vale lembrar aos motoristas que o artigo 170 do Código Brasileiro de Trânsito, diz que a prioridade é sempre do pedestre. O código diz ainda que não respeitar a faixa de pedestre ou não dar prioridade ao pedestre na travessia é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 191 mais 7 pontos na carteira. 

No ano passado, nosso blog abordou o problema da ausência de faixas de pedestres em Jaboatão. Na ocasião, a prefeitura evitou comentar o assunto. Vamos ver se este ano, com a promessa do prefeito Elias Gomes de investir prioritariamente em mobilidade, teremos finalmente mais faixas de pedestre no nosso município... 

O que vocês acham? 

Nenhum comentário: