sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lixo começa a ser recolhido em Cavaleiro


A prefeitura de Jaboatão começou recolher hoje (28) parte do lixo espalhado nas ruas de Cavaleiro, em Jaboatão. Ontem a noite, a população indignada começou a atear fogo em montanhas de lixo acumuladas nas ruas desde o natal.

Já em Piedade e Candeias, o caminhão de coleta voltou a circular pelas periferias. Mesmo assim, moradores reclamam que grandes quantidades de lixo acumuladas em pontos específicos, como nos casos das Ruas Tocantinéia e Aniceto Varejão, que não estão sendo recolhidas pelas equipes de limpeza urbana.

Ontem, a prefeitura de Jaboatão lançou um edital que deve licitar a nova empresa de limpeza urbana, já que uma outra reincidiu o contrato. A concorrência será aberta na próxima segunda-feira (31). Por enquanto, a prefeitura vem tentando ajustar a limpeza, possivelmente deslocando equipes de áreas menos afetadas para as mais críticas.

No governo, o assunto está sendo tratado com cautela e evita-se falar em crise no setor de limpeza urbana. Hoje pela manhã, o secretário de serviços urbanos, Evandro Avelar, disse que enviaria equipes para verificar o problema em Cavaleiro, mas não confirmou, muito menos negou, que Jaboatão esteja com déficit na quantidade de empresas que prestam o serviço.

Em conversa pelo twitter com o ex-secretário de limpeza urbana de Jaboatão, o atual secretário de obras, Elmo Freitas, criticou o que ela chama de cartel das empresas e disse que o problema de limpeza será resolvido em Jaboatão: "Fernando o cartel só funciona se receber. Tu conhece bem até porque já fosse da limpeza. Tu sabe que vai ser regularizada"

Elmo disse ainda que os serviços (sem se referir a qual) vem sendo prejudicados pela baixa arrecadação, possivelmente se referindo as políticas econômicas de redução de IPI do governo petista, que vem afetando o Fundo de Participação dos Municípios: "E você sabe todo os serviços tem sido prejudicado pela queda de receita da união,que faz de tudo para não perder o prestigio da população".


Nenhum comentário: