quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Elias Gomes empossa equipe de transição

 Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
Na tarde desta terça-feira (23/10) o prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), anunciou a equipe que vai cuidar da transição de governo. O grupo estará encarregado de avaliar a gestão e apresentar os novos rumos para o governo que começa em janeiro de 2013. A equipe será coordenada por Heraldo Selva (PSB), vice-prefeito na próxima gestão, e secretariado por Sheilla Pincovsky, atual secretária de Planejamento e Gestão Estratégica. Também farão parte do grupo Mirtes Cordeiro, secretária de Fazenda Gestão e Previdência, Conceição Nascimento, secretária de Articulação Regional e Mobilização, Júlio César Casimiro, Secretário de Assuntos Jurídico e Evandro Avelar, secretário de Obras e Serviços Urbanos e presidente estadual do PSDB.

Segundo Elias Gomes, o intuito principal da equipe é dar celeridade aos processos transitórios para que a partir de 2013 a nova gestão possa começar os trabalhos já no dia 1º de janeiro. “Há 45 dias os profissionais da Fundação Getúlio Vargas já estão trabalhando, traçando diagnósticos e cuidando da reestruturação do governo”, disse. “Nosso primeiro governo ficou focado em arrumar a casa, garantir a governabilidade, elaborar projetos e fazer o planejamento. Hoje, temos o município planejado e reestruturado com objetivos e metas para os próximos quatro anos. Essa equipe vai organizar o próximo governo para que possamos cumprir essas metas”, explicou.

Elias ainda explicou o motivo de criar uma equipe de transição, tendo em vista ser o mesmo governante. “Começando um novo governo, é necessária a transição para que não aconteça a paralisação de serviços necessários, que não podem esperar uma troca de secretariado caso ela seja necessária”, justificou. “Em 45 dias os propostas de reestruturação e caminhos para a gestão de 2013 serão apresentadas pela equipe de transição”, informou.

Sheilla Pincovsky, que vai secretariar a equipe, apresentou as temáticas que serão abordadas pelo grupo. “Pretendemos seguir quatro temáticas, traçar um perfil da realidade orçamentária, levantar a estrutura organizacional e os perfis técnicos dos gestores, fazer um balanço dos grandes projetos de captação de recursos e o que podemos avançar nessa área, e as prioridades para 2013 de cada Secretaria”, explicou. A primeira reunião será na próxima quinta-feira (25/10).

CORTES NAS DESPESAS

O prefeito Elias Gomes aproveitou a ocasião para comentar os cortes orçamentários que estão sendo feitos no município. “Nossa meta é fechar o ano cumprindo a lei de responsabilidade fiscal. Caso necessário, iremos tomar novas medidas para conseguir fechar as contas. Amanhã iremos ter uma reunião onde teremos um novo balanço da economia, caso não haja reação teremos que fazer novos cortes”, disse.

Elias explica que os cortes se devem à diminuição dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). “Essa medida do Governo Federal de fazer cortesia com o chapéu dos outros prejudicou os municípios. É uma medida inconstitucional. Estamos com nossos juristas estudando uma maneira de entrarmos na justiça contra o Governo Federal porque essa medida está prejudicando todos nós”, disparou.

Nenhum comentário: