sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Programa patrulha nos bairros: Jaboatão terá segurança reforçada

Serão mais 175 viaturas, que farão a patrulha de bairros estratégicos das 3 principais cidades de RMR: Recife , Jaboatão e Olinda

Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, promoveu nesta quinta-feira (30/08), o relançamento do Programa Patrulha do Bairro, que colocará mais 175 viaturas nas ruas. Fazem parte do projeto três cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR): Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. Entre os presentes na solenidade, que ocorreu no Centro de Convenções, estava o vice-prefeito, Edir Peres e o secretário Executivo municipal de Segurança Cidadã e Repressão às Drogas, Edmilson Miranda.

De acordo com o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Denys Lima, Jaboatão receberá 11 viaturas. Segundo ele, os bairros beneficiados são Prazeres, Piedade, Candeias, Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Jardim Jordão, Muribeca, Jaboatão Centro e Cavaleiro. A Patrulha do Bairro terá uma ouvidoria (0800-081-5001) e um link no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) denominado “Comunidade Conectada”. A ferramenta é para que o cidadadão solicite e acompanhe o andamento de sua ocorrência. Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, os novos veículos terão contato entre si e com os órgãos de segurança, visando agilizar os trabalhos.

O secretário Estadual da SDS, Wilson Damázio, ressaltou que a participação dos moradores para a construção do projeto foi de considerável importância. “Promovemos reuniões nas comunidades, a fim de que os moradores contribuíssem sobre quais os locais mais vulneráveis à violência”, explicou. Representando os moradores de Jaboatão com a entrega simbólica das chaves das viaturas, o comerciante Jailson Gomes, 42 anos, estava satisfeito. ”Estou contente em saber que o município terá mais policiamento. O que melhorará ainda mais a nossa segurança”, parabenizou.

O Governador Eduardo Campos ressaltou que Programa Patrulha do Bairro foi iniciado em 1985, e que o seu relançamento se integra com o Pacto Pela Vida. “A aquisição de novas viaturas fazem parte de investimentos que estão sendo realizados para aumentar a segurança nas comunidades. A participação das pessoas é outro fator deste trabalho, para que sejam parceiros contra a criminalidade”, assegurou. Na ocasião, o governador recebeu simbolicamente um colete balístico e um taser (arma de eletrochoque não-letal), que também serão entregues aos Policiais Militares. No total,  serão 4.630 coletes e 250 tasers entregues à corporação.

“Jaboatão tem obtido bons resultados na área de segurança com a parceria do Governo do Estado. No mês de agosto, houve redução de homicídios na cidade. Reflexo de um trabalho que tem a finalidade de reduzir a violência”, destacou o secretário Executivo municipal de Segurança Cidadã e Repressão às Drogas, Edmilson Miranda. O gestor completou ainda outras ações em parceria. “Serão implantadas 25 câmeras. Para isso, está sendo realizado o mapeamento para a escolha das localidades. Em breve, será construído o segundo Batalhão da Polícia Militar. A Prefeitura cedeu à SDS o prédio onde funcionava a Guarda Municipal, em Jaboatão Centro, para a instalação da unidade”, acrescentou.

Nenhum comentário: