domingo, 6 de maio de 2012

Problema antigo: Cemitério de animais permanece na Lagoa Olho D'água

Cemitério de animais fica perto de um escola municipal e do Movimento Pró-criança de Piedade
Um problema antigo e vergonhoso de saúde pública que existe há anos em Jaboatão, sem que a prefeitura tome qualquer providência: animais mortos são jogados as margens da Lagoa Olho D'água e ficam lá até apodrecer, trazendo riscos à saúde dos moradores. Ontem, mais um desses animais foi jogado por criadores clandestinos. Desta vez foi um cavalo, deixado a poucos metros das moradias, de uma escola municipal e do Movimento Pró-criança de Piedade. 

Os moradores reclamam que, por ser final de semana, não conseguem contato com a secretaria de serviços urbanos de Jaboatão para solicitarem a remoção do cadáver, que apodrece rapidamente, bem próximo a uma carcaça de carro abandonada, a qual os moradores também já pediram a remoção, mas a prefeitura de Jaboatão também não veio recolher. 

"O sentimento que temos é de abandono. Há anos existe um cemitério de animais mortos na lagoa e não temos a quem recorrer para resolver o problema" - lamenta o morador Talvanes Cavalcante. 

Criadores irregulares - como o blog já vem mostrando desde 2007, os cemitérios de animais na Lagoa Olho D'água existem em virtude de vários criadouros e abatedouros de animais clandestinos  na localidade. Sem qualquer fiscalização ou controle da prefeitura nestes criadouros, os animais sofrem maus tratos, são criados soltos nas ruas, se alimentando de lixo e perturbando a vida da população. 

Quando morrem (muitos com doenças graves), e a carne não pode ser aproveitada, estes animais são carregados por carroças até as margens da lagoa e lá são deixados. Alguns animais doentes, mas que ainda estão vivos, também são abandonados na lagoa e definham de sede e fome até morrerem. Um ato de crueldade e perigo a saúde pública que vem se repetindo há anos sem que a prefeitura ou órgãos de saúde pública tomem qualquer providência. 

Nas proximidades da lagoa existe até mesmo criadouros de porcos, construídos dentro dos canais contaminados por esgoto. Os animais vivem na imundice e depois são abatidos em barracos improvisados, também sem qualquer condição de higiene. Sem controle sanitário, moradores que preferem não se identificar, denunciam que a carne contaminada é vendida nos mercados públicos de Jaboatão, colocando em risco a saúde de toda população.  

E o nosso blog pergunta: até quando? Combater este problema é fácil. Basta a prefeitura fiscalizar todos os criadores (que não são muitos), o que nunca foi feito e não sabemos se algum dia será...

Nenhum comentário: