quinta-feira, 10 de maio de 2012

OPINIÃO: Sem peso de antes, PV Jaboatão força a barra por mais espaço no governo

Charge de Ivan Cabral
Por Herbert Fernandes

Já se foi o tempo em que o Partido Verde (PV) tinha força. Com a saída de Marina Silva, o partido vem se mostrando incapaz de conduzir o que sempre defendeu: a política de defesa do meio ambiente. A situação do partido é crítica tanto no cenário nacional, como estadual e municipal. O PV vem perdendo admiradores e ficando cada vez mais apagado.

Aqui no Estado de Pernambuco, por exemplo, o PV  deu um tiro no pé quando aceitou comandar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A decisão do presidente estadual do partido, Sérgio Xavier, de ir para o governo Eduardo Campos, provocou desentendimentos no partido. O PV perdeu apoio de ambientalistas além do seu único deputado eleito, Daniel Coelho, que pediu desfiliação e foi para o PSDB. Para Daniel, o PV ter se tornado governo foi algo incoerente, já que o partido sempre criticou a postura do governo Estadual com relação as políticas ambientais e depois virou a casaca.

E em Jaboatão o declínio do PV não é diferente. Na época de Marina Silva, o partido agregou valor ao seu nome e conseguiu posições de destaque na política jaboatanense. O PV passou a ser líder na câmara de vereadores, mesmo tendo apenas 1 vereador eleito no município. Alavancadas por Marina, as questões ambientais estavam na moda e o PV pregava o discurso de partido política e ecologicamente correto. Tal postura conquistou admiradores e o PV crescia em todas as regiões do Brasil. Como prova disso, em 2010, o PV obteve votação expressiva em Jaboatão. O fenômeno Marina Silva foi a segunda candidata a presidente mais votada no município, deixando José Serra em terceiro lugar. 

O PV municipal colhia os frutos da parceria com Marina. A esta altura do campeonato, já comandava a secretaria de meio ambiente de Jaboatão que, embora inoperante na visão de muitos, conseguia se sustentar graças ao "boom" que Marina trazia ao PV.

Mas com a saída de Marina Silva, o PV foi se enfraquecendo e hoje faz de tudo para reconquistar o título de partido forte que tinha antigamente. Em Jaboatão, por exemplo, o PV vem se sentindo desprestigiado e começa a forçar a barra querendo mais espaço no governo. Já falam até em candidatura própria, mandam notas aos meios de comunicação dizendo que estão insatisfeitos com os tucanos, como se dessem um recado a Elias do tipo, "Olha, se você não valorizar a gente pula fora". 

Mesmo com o PV Jaboatão forçando a barra sem ter tanta bala na agulha, Elias Gomes vem se mantendo tranquilo e evitando comentar o assunto.  Por enquanto, o PV segue focando no poder, nos cargos e agindo por trás, criticando o governo, que na época das "vacas gordas" o partido sempre defendeu. Agora vamos esperar para ver se o partido vai conseguir dobrar os tucanos ou se o tiro sairá pela culatra.

2 comentários:

Eleitor do Jaboatão disse...

Este blog esta mais parecendo o Diário Oficial da Prefeitura de Jaboatão, pois só sai matéria "positiva" sobre o Governo Municipal, e agora passa a defender Elias Gomes como se fosse seu "pai".
Será que o Herbert se vendeu?
Pois nos velhos tempos, antes do Herbert ir a Europa, este blog era critico ao Governo Elias.
Então Herbert qual é a tua?

ferraz disse...

A RUA JOAO FRAGOSO DE MEDEIROS EM PIEDADE, ESTÁ PRECISANDO DE RECAPEAMENTO EM TODA A VIA E NÃO DE TAPA BURACOS, .
UMA RUA ANTES DO TERMINAL EXISTE UMA LIXEIRA DO PRÉDIO PRECISANDO SER MUDADO DE LOCAL, PORQUE ESTÁ SEM GRADE E OS BARRAQUEIROS APROVEITAM E COLOCAM LIXO QUE ESBORRAM PELO MEIO DA RUA SENDO LEVADOS PARA CAIXA DE ESGOTO PELA CHUVA. PREFEITURA DE JABOATÃO VAMOS FAZER UM SERVIÇO DE QUALIDADE, VAMOS FISCALIZAR