sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estiagem aumenta queimadas na Lagoa Olho D'água, ameaçando reprodução das garças

Em 2007, queimada destruiu parte da vegetação da Lagoa Olho D'água, onde se reproduzem as garças

A estiagem fora do normal vem provocando o aumento do número de queimadas criminosas na Lagoa Olho D'água, em Jaboatão. Apesar de degradada pela falta de saneamento, a lagoa ainda é berçário de reprodução de várias espécies de animais, como garças, galinhas d'água, várias outras espécies de aves, tartarugas, lagartos, cobras e até mesmo jacarés.

A garça branca, por exemplo, inicia seu processo de reprodução nesta época. Se não chover, o junco das margens da Lagoa Olho D'água, onde as garças constroem seus ninhos, poderá ser queimado pela população nos próximos dias, matando vários filhotes. Por trás da antiga fábrica da Sublime existe um grande brejo, rico neste tipo de vegetação e onde as garças preferem pôr seus ovos. Em 2007, um grande incêndio destruiu toda essa vegetação, matando várias aves, inclusive as graças brancas (imagem).

A preocupação de ambientalistas e dos moradores mais conscientes é ampliada pela falta de fiscalização. Atualmente, não existe qualquer monitoramento das secretarias Estadual ou Municipal de Meio Ambiente, CPRH, IBAMA ou qualquer outro órgão na Lagoa Olho D'água.

Nenhum comentário: