quinta-feira, 29 de março de 2012

Tartaruga marinha desova na orla de Jaboatão

Teve inicio a temporada de desovas de tartarugas marinhas na orla de Jaboatão dos Guararapes. A 1º desova desde ano ocorreu na madrugada da quinta-feira (29/03), por volta das 00h15, na Praia de Piedade (imediações do Hospital da Aeronáutica com o Clube da Vara).


De acordo com Waldir Benevides, assessor de Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), o morador Luciano Ribeiro foi o primeiro a dar apoio, gravou um vídeo e fez imagens. O GAMA - Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente do Município foi chamado e chegou em seguida. O ninho foi isolado e está sendo monitorado pelo GAMA e pela Bióloga da UFRPE, Rosilda Barreto.

Em 2011, a SEMA realizou o monitoramento de tartarugas nas praias de Piedade e Candeias com o acompanhamento das desova e eclosões de ovos em 9 ninhos. Nasceram 542 tartaruguinhas no período de março a setembro do ano passado.
Confira o vídeo com o momento da desova:

Um comentário:

fabio pinto disse...

Aqui em Jaboatão a única coisa que nasce é tartaruga pois não precisa de maternidade, pois se necessita-se de maternidade iria nascer no Recife, Cabo ou em moreno.
Brincadeiras a parte fico feliz pelo nascimento das tartaruguinhas.