quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Blog do Roberto Santos: O mar avança, e não é de hoje. Estado de emergência em Jaboatão – Foi à hora certa de decretá-lo?

Artigo de Opinião/ Por Roberto Santos
.
Ontem, todos os jornais do nosso estado noticiavam a grande notícia do dia, “Jaboatão decreta estado de emergência em virtude do avanço do Mar da orla do Jaboatão”. Não poderia deixar de fazer as minhas observações sobre o ato do Prefeito Elias Gomes. 
.
A primeira e a de que sabemos que todos os anos, no mês de agosto, qualquer pessoa, e não precisaria ser especialista neste assunto, sabe que este é um mês de marés altas, isso acontecem todos os anos, e a questão em Piedade, Candeias e Barra de Jangada, o mesmo problema, avanço do mar.
.
A segunda observação, é que está decisão veio tardia, mas, veio. Todo o governo tinha conhecimento dos problemas que é o avanço do mar, essa foi uma das bandeiras de campanha de todos os candidatos quando das eleições de 2008. 
.
Não creio que o simples decretar estado de emergência resolverá esta situação em curto prazo, mesmo porque, o governo tem pouco tempo até o final do mandato para sanar uma situação grave, que é o avanço do mar em Jaboatão. Não podemos agora colocar um órgão responsável, como o CPRH, para dar um parecer, uma licença ambiental,  em caráter de urgência, que se não analisada com o devido cuidado, possa trazer problemas ainda maiores para o nosso município.
.
É preciso muito cuidado nesta hora, envolver os órgãos ambientais do município neste problema, é salutar e se faz necessário, a SEMA,  por exemplo. Devemos dar o tempo que a CPRH precisa, para que tenhamos o “RIMA” efetivamente analisado por quem tem a competência para isso,  fazer isso com os devidos cuidados já é um bom começo.
.
Roberto Santos
Cientista Político, presidente do PV Jaboatão e editor do Blog do Roberto Santos

Nenhum comentário: