segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Opinião: Os projetos de obras em Jaboatão não podem ter erros

Dando uma rápida olhada no diário oficial, qualquer cidadão tem a nítida certeza de que os projetos técnicos de engenharia para pavimentação de ruas em Jaboatão são milionários. Contratos acima de R$ 7 milhões apenas para determinadas empresa elaborarem projetos, fazerem levantamento técnicos e de orçamentos, além de assessorarem as obras de pavimentação e drenagem do município. E são muitos contratos, alguns sem licitação.

Em bom português, significa que essas empresas farão apenas consultoria e projetos. Nada de colocar a mão na massa, pois as empresas que executarão as obras receberão outros milhões do município, através de outros contratos. Outro fato curioso é que muitas dessas empresas venceram várias licitações.

Ok. Até aí a prefeitura está fazendo tudo dentro da legalidade. Esta não é a minha preocupação. O que me deixa realmente com a pulga atrás da orelha é a qualidade do serviço prestado por essas empresas, digamos que, de consultoria. 

Na Rua Jangadeiro (em Piedade), por exemplo,  está evidente que uma dessas empresas elaborou muito mal o projeto da obra. A Rua está sendo pavimentada sem que a drenagem seja modernizada. Refaz-se o asfalto, tampa-se as galerias entupidas e na primeira chuva, o trabalho "meia-sola" vai por água abaixo. E os fiscais contratados para defenderem nossos interesses fazem vista grossa...

Como contribuinte, espero sinceramente que esses projetos milionários sirvam para algo, pois a credibilidade deles vive sendo colocada em xeque todos os dias pela população, que gratuitamente, sem possuir qualquer conhecimento técnico, enxerga erros grotescos nas obras e, muitas vezes, por conta própria, tenta consertar a burrada (pois se for esperar que a prefeitura faça, nada anda).

Com tantos milhões sendo gastos, essas empresas não podem se dar ao luxo de cometer qualquer erro. Devem trabalhar com o compromisso que o povo de Jaboatão deseja, ou o dinheiro dos nossos impostos estará sendo jogado fora, enquanto ficamos aqui com a cara de tolos, pagando projetos e obras que não duram 1 ano. Mas por que será que isso sempre acontece, heim?


Nenhum comentário: