terça-feira, 12 de julho de 2011

VLT entre Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho deve começar a operar em 2012

Percurso de será de 18km e ligará a Estação Cajueiro Seco (Jaboatão) até a Estação Centro do Cabo (no Cabo de Santo Agostinho).

Os dois trens a diesel que hoje fazem a ligação entre Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho estão com os dias contados. De acordo com CBTU, até o final do ano que vem (2012), os atuais trens serão substituídos pelos famosos VLTs - Veículos Leves sobre Trilhos.

O superintendente regional da CBTU, Reicardo Beltrão, afirma que os novos veículos trarão mais conforto, segurança e comodidade aos usuários. Beltrão explica ainda que serão sete veículos, também movidos a diesel, todos com ar condicionado, portas automáticas e câmeras de monitoramento. Cada VLT terá 3 vagões, com capacidade total para transportar 200 pessoas (sendo 51 sentadas). 

A velocidade média dos VLTs é de cerca de 38km/h (igual a do metrô), mas o diferencial é que ele funciona como um veículo comum, podendo parar em cruzamentos e sinais de trânsito -"O VLT é um veículo que convive com o tráfego rodoviário", observa Beltrão.

Os sete VLTs estão sendo produzidos por uma empresa no Ceará e custarão R$ 56 milhões. O valor total do projeto será de R$ 100 milhões, já que a atual malha ferroviária que liga Cajueiro Seco (em Jaboatão) ao Centro do Cabo (no Cabo de Santo Agostinho), também será recuperada e readequada em alguns trechos. 

No futuro, o Governo do Estado pretende estender a linha de VLTs até o porto de Suape, mas ainda não há prazo definido para isso acontecer. 

Atualmente, dois VLTs estão circulando entre Jaboatão e Cabo, mas sem levar passageiros, apenas em teste. 

O portal NE10 fez um especial bacana para falar da história do Trem entre o Cabo e Jaboatão, além de trazer mais detalhes sobre os VLTs.  Clique aqui e confira.

Nenhum comentário: