domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemorar o que?

Hoje, 5 de Junho é o dia mundial do Meio Ambiente. Confesso a vocês que acompanham o blog que foi desmotivante escrever esse post, pois já estou cansado de tanto criticar e não ver soluções. Mas tenho que continuar fazendo minha parte e esta é uma data importante que eu não poderia deixar passar despercebida. Vou ser breve e certeiro, até porque os assuntos que tratarei aqui não são nenhuma novidade. 

Neste dia Internacional do Meio Ambiente temos algo a comemorar? Não! Não temos! A nível nacional, tivemos a vergonhosa aprovação do novo código florestal, ou melhor, do código da destruição, já que agora a devastação de nossos recursos naturais foi legalizada. Vamos torcer agora para o senado não aprovar essa pouca vergonha, que só beneficiará os agricultores mal caráter e por em risco o futuro das próximas gerações.

Já aqui em Jaboatão também não é nenhuma novidade o que vou falar. Temos nossa maior lagoa de restinga do Brasil totalmente degradada, enquanto o governo do Estado desenvolve um projeto de revitalização a passos de tartaruga. A prefeitura também não dá a atenção que a lagoa e o povo daqui merecem. Pessoas, fauna e flora são prejudicadas diariamente pela falta de políticas públicas. 

A falta de coleta e tratamento de esgoto é outro problema crítico e vergonhoso de Jaboatão. A cidade é um verdadeiro esgoto a céu aberto (temos apenas 8% de esgoto tratado), isso no segundo maior município do Estado de Pernambuco, dá pra acreditar? O está sendo feito para mudar essa realidade que mata pessoas e destrói o meio ambiente? Nada.

O esgoto deixa pessoas doentes, polui nossos rios, lagoas e praias. E por falar em praia, nossa orla é outro problema ambiental grave. Além de muitos edifícios jogarem seus esgotos dentro do mar (de forma discreta - é claro), a orla passa por um grave problema erosão de marinha. Hoje, quase não temos praias e edifícios de luxo estão praticamente dentro d'água. Reflexo da falta de planejamento urbano de Jaboatão ao longo dos anos, que permitiu construções muito próximas ao mar. Vamos torcer para esse projeto de contenção do avanço do mar sair do papel. Resolver o problema não vai, mas deverá amenizá-lo por alguns anos. 

Poderia ainda falar do meu descontentamento com a população mal educada, que joga lixo na rua, nos canais, etc., mas  prefiro finalizar esse post sem ter o que comemorar e extremamente decepcionado com nossos políticos e nosso povo. Os primeiros, fingem que não ver os problemas, enquanto o povo, sabe que eles existem e não cobram soluções.  Onde vamos parar? Espero que esse 5 de Junho sirva de reflexão, o que acho difícil (sem querer ser pessimista), pois a maior parte nossa população não tem a visão do futuro, querem viver o hoje, não tem consciência... Um problema que só se resolve com educação, aliás, outro grave problema do Brasil. Bom domingo e até amanhã, com as principais notícias de Jaboatão. Encontro vocês aqui. 


Nenhum comentário: