sábado, 28 de maio de 2011

Sugestão: Modelo de dragagem executado no RJ e que pode ser copiado e executado aqui na Lagoa Olho D'água

Se você acompanha o blog, NÃO DEIXE DE VER ESSE VÍDEO

Dia desses eu estava assistindo o programa "Cidades e Suluções", na Globo News e o tema era a dragagem do Canal do Fundão, no Rio de Janeiro. Como o Canal do Fundão, tem uma formação "parecida" com a Lagoa Olho D'água, parei tudo que estava fazendo e voltei minha atenção ao programa.

Essa dragagem do Canal do Fundão é considerada a maior dragagem de material contaminado do mundo. Custou pouco mais de R$ 100 milhões e reaproveita de forma muito criativa e tecnológica os sedimentos retirados do canal (altamente tóxicos) para o aterro de áreas que poderão ser utilizadas como área de lazer.

O vídeo tem 22 minutos e estou postando para que você que acompanha o blog saiba que o problema de assoreamento da Lagoa Olho D'água, aqui em Jaboatão, tem sim solução. Quem sabe esse modelo não pode ser adaptado e aplicado aqui na lagoa? Deixo aqui a sugestão.

Aproveite este final de semana e veja este programa. Vale a pena! São apenas 22 minutinhos que te trarão informações preciosas da complexidade de uma dragagem. 

Nenhum comentário: